Empreender é construir um projeto, fazendo vários trabalhos, percorrendo diferentes caminhos e superando inúmeros obstáculos, numa corrida de persistência, não de velocidade.
Tomar essa decisão é um processo angustiante, cheio de pressões, opções e oportunidades.
Neste cenário, é praticamente impossível ser livre e independente, porque familiares, colegas, redes sociais e seu círculo de conhecimento alertam sobre o ônus de abrir mão da segurança.
Conceitos, opiniões, propaganda e o excesso de opções alimentam sua ansiedade e, seja qual for sua escolha, sempre ficará a dúvida se foi a certa, principalmente em momentos de crise.
Uma decisão que exige independência, liberdade, convicção e ousadia para abrir mão do salário, da rotina, da vizinhança, da equipe e da convivência familiar, para encarar o desconhecido em nome de um sonho ou oportunidade.
Como autônomo ou empreendedor, você pode ousar nas metas, preparado para desilusões.
Se arme de resiliência, paciência e determinação, sem espaço para o desânimo. Como disse Einstein, “resultados incríveis são apenas esforços normais sustentados por tempo suficiente”.
Entre tantas variáveis, apenas uma está 100% sob seu controle, a dedicação. As outras são externas como mercado, concorrência, oportunidades, realidade econômica e política.
Pense com clareza se você quer a segurança de ganhar o mesmo salário todos os meses ou ter a ousadia de um ganho variável e incerto, maior ou menor que seu salário.
Avalie se você tem as capacidades, habilidades e perfil para empreender. Uma avaliação equivocada faz você se dedicar a uma utopia profissional que pode prejudicar sua vida pessoal.
Seu potencial de sucesso está em você equilibrar os três “D” - Dinheiro, Desenvolvimento e Diversão, nem sempre nessa ordem e nem sempre nas mesmas medidas.
Quanto antes você tomar a decisão e começar, melhor. Ou espere a segunda-feira para voltar a rotina, cansado pela angústia de ter que fazer opções no final de semana.
Emoticon Emoticon