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on 22 outubro 2025

PLANEJAMENTO - COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Atualização é uma necessidade permanente para enfrentar as transformações constantes e aceleradas que nos atropelam tanto no pessoal quanto no profissional. Tecnologia, metodologias, inteligência artificial, ferramentas, BI e tantas outras ferramentas só fazem sentido se entendidas e dominadas pelo profissional.

As habilidades interpessoais (soft skills) se juntaram ao aprimoramento técnico (hard skills). Comunicação, colaboração e inteligência emocional são a dimensão humana que, alinhadas com seu perfil profissional, mostram sua capacidade de pensar de forma criativa e tomar a iniciativa em projetos e desafios.

Competência é a capacidade de alinhar conhecimentos, habilidades e atitude (CHA) para exercer um cargo ou desempenhar uma função com excelência.

Segundo o Relatório O FUTURO DO TRABALHO, do Fórum Econômico Mundial, as habilidades precisam ser analisadas, desenvolvidas e segmentadas em diferentes campos.

 

HABILIDADES COGNITIVAS

- raciocinar, aprender, processar informações e resolver problemas -

1.  Pensamento criativo – gerar ideias únicas, criativas, originais.

2. Pensamento analítico e inovação - analisar informações e gerar novas ideias e valor.

3. Pensamento crítico - análises objetivas e lógicas, questionar premissas, avaliar fatos e decidir e julgar com fundamento.

 

HABILIDADES PESSOAIS

- comportamento, atitudes, comunicabilidade -

4. Resiliência, flexibilidade, agilidade - adaptação ágil às mudanças e ambientes incertos.

5. Motivação e autoconsciência – autoconhecimento e impacto de seu comportamento em seu ecossistema.

6. Curiosidade e aprendizagem ao longo da vida - desejo de evoluir com aprendizagem que gere o acúmulo de conhecimento útil.

7. Confiabilidade e atenção aos detalhes - compromisso, responsabilidade e percepção detalhada.

 

HABILIDADES TECNOLÓGICAS

- automação e inteligência para facilitar, não para fazer o trabalho -

8. Alfabetização tecnológica - interagir de forma crítica com a tecnologia, entendendo seu papel e impacto na transformação social.

9. Uso, monitoramento e controle de tecnologias - aplicação estratégica das ferramentas com análise e gerenciamento de processos e operações.

10. Análise e avaliação de sistemas - coleta e análise de dados para melhoria dos sistemas.

 

HABILIDADES COMPORTAMENTAIS

- interagir, colaborar e resolver problemas -

11. Empatia e escuta ativa - perceber, compreender e ouvir o outro.

12. Inteligência Emocional - reconhecer e gerenciar suas emoções e dos outros

13. Liderança e influência social - mobilizar pessoas e influir no ambiente.

 

HABILIDADES GERENCIAIS

 - gerir processos e pessoas -

14. Controle de qualidade - identificar e corrigir processos que impactem na excelência.

15. Resolução de problemas complexos – pensamento crítico, criatividade, abordagem múltipla e detalhada para análises sistêmicas

16. Organização - coordenar o time e alinhar processos de modo eficiente e eficaz.

17. Raciocínio lógico - análise objetiva de informações e formular propostas coerentes.

18. Persuasão e negociação - influenciar decisões e resolver conflitos.

Administrar e dar prioridade a cada uma conforme a situação e usar sentimentos e emoções com sabedoria, o fazem preparado para se adaptar a novos processos e formas de trabalho.

Combinadas, essas habilidades mostram um profissional pronto para lidar com transformações e ocupar posições que, talvez, ainda nem existam, e formam um perfil competente e atraente, disputado por recrutadores.

Não é fácil, são vários caminhos a percorrer, mas cada conquista lhe dará um sentimento de evolução e superação indescritível.