As habilidades interpessoais (soft skills) se juntaram ao aprimoramento técnico (hard skills). Comunicação,
colaboração e inteligência emocional são a dimensão
humana que, alinhadas com seu perfil profissional, mostram sua capacidade de pensar de forma criativa e tomar a iniciativa em projetos e desafios.
Competência é a capacidade de alinhar conhecimentos, habilidades e atitude (CHA) para exercer um cargo ou desempenhar uma função com excelência.
Segundo
o Relatório O FUTURO DO TRABALHO, do
Fórum Econômico Mundial, as habilidades precisam ser analisadas, desenvolvidas
e segmentadas em diferentes campos.
HABILIDADES COGNITIVAS
1. Pensamento criativo
– gerar ideias únicas, criativas, originais.
2. Pensamento
analítico e inovação - analisar informações e gerar novas ideias e valor.
3. Pensamento crítico - análises objetivas
e lógicas, questionar premissas, avaliar fatos e decidir e julgar com
fundamento.
HABILIDADES PESSOAIS
4. Resiliência,
flexibilidade, agilidade - adaptação ágil às mudanças e ambientes incertos.
5. Motivação e
autoconsciência – autoconhecimento e impacto de seu comportamento em seu
ecossistema.
6. Curiosidade e aprendizagem ao longo da vida
- desejo de evoluir com aprendizagem que gere o acúmulo de conhecimento útil.
7. Confiabilidade e atenção aos detalhes - compromisso,
responsabilidade e percepção detalhada.
HABILIDADES TECNOLÓGICAS
8. Alfabetização
tecnológica - interagir de forma crítica com a tecnologia, entendendo seu
papel e impacto na transformação social.
9. Uso,
monitoramento e controle de tecnologias - aplicação estratégica das
ferramentas com análise e gerenciamento de processos e operações.
10.
Análise e avaliação de sistemas - coleta e análise de dados para
melhoria dos sistemas.
HABILIDADES COMPORTAMENTAIS
11.
Empatia e escuta ativa - perceber, compreender e ouvir o outro.
12.
Inteligência Emocional - reconhecer e gerenciar suas emoções e dos outros
13. Liderança e influência social - mobilizar
pessoas e influir no ambiente.
HABILIDADES GERENCIAIS
14.
Controle de qualidade - identificar e corrigir processos que impactem na
excelência.
15.
Resolução de problemas complexos – pensamento crítico, criatividade, abordagem
múltipla e detalhada para análises sistêmicas
16.
Organização - coordenar o time e alinhar processos de modo eficiente e
eficaz.
17.
Raciocínio lógico - análise objetiva de informações e formular propostas
coerentes.
18.
Persuasão e negociação - influenciar decisões e resolver conflitos.
Combinadas, essas habilidades mostram
um profissional pronto para lidar com transformações e ocupar posições que,
talvez, ainda nem existam, e formam um perfil competente e atraente, disputado
por recrutadores.
Não é fácil, são vários caminhos a percorrer, mas cada conquista lhe dará um sentimento de evolução e superação indescritível.
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