Cincopes
Cincopes ›

on 13 junho 2023

PLANEJAMENTO -FUNDAMENTAL E IMPORTANTE

Mesmo usadas quase sempre como sinônimos, essas palavras não são exatamente iguais e profundamente diferentes em gestão.

Em sua vida, você é fundamental, os outros são importantes.

E na empresa? Você é fundamental ou importante?

IMPORTANTE: que importa, necessário, relevante, que tem utilidade.

FUNDAMENTAL: que serve de fundamento, de alicerce, base, origem, indispensável.

Ex. para fazer um bolo, o fogo é importante, mas não fundamental se você fizer um bolo gelado, por exemplo. Na analogia, troque o bolo por você e pense o quanto sua presença é importante e o quanto é fundamental.

Fundamental é aquilo que, em hipótese alguma, pode faltar. O importante, por sua vez, nem sempre é fundamental.

É inviável ser ambos, exceto se você é uma EUpresa.

Entender onde você está pode ser de extrema importância para definir seu papel na empresa ou os destinos de sua carreira.

O profissional FUNDAMENTAL domina seu trabalho e suas atividades, pouca coisa acontece sem sua presença, é detentor do conhecimento, aplicado, dedicado e consciente do seu poder e tem pouca mobilidade interna devido ao seu protagonismo. Característica muito presente em cargos técnicos onde o conhecimento específico deve estar presente.

O profissional IMPORTANTE é aquele que o líder pode contar para uma tarefa que requer flexibilidade e capacidade de encarar novos desafios. É adaptável à mobilidade, compartilha e agrega conhecimentos. Pode ser movimentado sem quebra de continuidade por entender o valor de documentar processos e preparar substitutos sem traumas ou descontinuidade. É importante para a execução de tarefas, mas sua ausência pode ser substituída, podendo desenvolver tarefas de outro sem prejudicar o desempenho das suas graças a sua inteligência fluida e horizontal.

Geralmente, gestores se enquadram no perfil importante, graças a sua competência em montar equipes que mesclem colaboradores fundamentais (técnicos) e importantes, contratando sempre quem sabe mais do que eles.

Identificar seu perfil e papel pode abrir novos caminhos para a sua produtividade e gestão do seu tempo.

Não atrapalhe sua equipe ou empresa.