Cincopes

on 12 junho 2023

POLÍTICA - UBERIZAÇÃO DA POLÍTICA

Roubei esse termo do jornalista Octávio Guedes, porque representa fielmente a situação política atual.

Iniciada com Michel Temer, o governo do c@p!tã0 foi o ápice da destruição da estrutura política compartilhada e equilibrada entre Executivo, Legislativo e Judiciário.

Eduardo Cunha tentou e não conseguiu tomar o poder e acabou o Brasil enfrentando o impeachment da presidenta Dilma.

Temer cumpriu o restante do mandato com a sombra de processos e impeachment sobre sua cabeça e teve que dar espaço para parlamentares obscuros e corruptos, e aos golpistas.

3ol$on@ro, fraco e incompetente, teve que entregar o governo e a chave do cofre ao  deputado Arthur Lira que se tornou, paradoxalmente, a eminência parda e fulgurante na gestão dos recursos para atender seus interesses pessoais, das bancadas setoriais, do lobby dos grupos de pressão corporativos e outros menos recomendáveis.

Lira conseguiu um poder que seu mentor, Cunha, não foi capaz de conquistar nem com o impeachment.

Lula disse na campanha e reforçou ao assumir que no seu governo, as coisas mudariam e, realmente, tentou travar o apetite do parlamento. Lira sentiu que a conversa seria outra e resolveu uberizar.

Mesmo com a enorme bancada eleita com o orçamento secreto e o desvio de recursos, sentiu que não tem capacidade de repetir Cunha no impeachment e que Lula é mais político, mais inteligente e mais competente que 30l$on@ro.

Como motorista de aplicativo, cada projeto é uma corrida diferente. Ele aceita ou não, cobra com tarifa dinâmica, avalia a corrida finalizada e vai pra próxima começando tudo de novo. Isso quando não aceita a corrida e cancela no meio do caminho, como a PL das Fake News.

Muitos dirão, "ah, eles também foram eleitos". Sim, mas para outro papel.

O orçamento é proposto pelo Executivo, ajustado e aprovado pelo Congresso, mas sua execução é privativa do Executivo. Cabe ao Legislativo e seu órgão auxiliar, o Tribunal de Contas da União, conferir se o previsto e aprovado está sendo realizado. Muitos acham que o TCU é da esfera do judiciário, mas não, é órgão auxiliar do legislativo.

Se Lula não conseguir uma solução rápida, o país pagará tarifa dinâmica até o final de seu mandato.