Cincopes

on 27 novembro 2024

PLANEJAMENTO - CONCEITOS DE INOVAÇÃO

 Toda inovação implica em mudança, nem toda mudança implica em inovação.

O uso indiscriminado da palavra inovação tem proporcionado seu uso longe do seu real sentido.

Inovação é usar um novo pensar para desenvolver soluções disruptivas, seja em processos, negócios ou tecnologia. É o poder de observação livre de preconceitos, alimentando a criatividade para fazer diferente ou de forma inusitada. É usar crise ou mudanças como oportunidade para fazer um negócio diferente ou um novo serviço.

Na área de processos, é melhorar o fluxo de trabalho, métodos, diminuir a burocracia, aprimorar cadeias e redistribuir trabalho.

Na área de negócios, pode ser um novo mercado, estrutura organizacional fluida, novo produto/serviço e expansão.

Na área de tecnologia, podem ser novas ferramentas, equipamentos e softwares.

Inovação requer originalidade ou será apenas uma novidade.

Inovação precisa ser disruptiva ou será apenas uma ideia criativa.

Inovação deve agregar valor à marca e impactar positivamente o caixa.

Ter um núcleo de inovação requer pessoas com mentalidade disruptiva, capacidade de ver além, quebrar regras, superar o comum. Se é para fazer mais do mesmo, você pode chamar de núcleo de qualidade, nunca de inovação.

Abastecer seu núcleo de inovação envolve dar apoio à pesquisa, incentivar a capacitação de recursos humanos, estimular a inovação tecnológica e promover o desenvolvimento de seu ecossistema através do acesso de empresas e fornecedores ao conhecimento, melhorando a competitividade de todos.

Aproveite o cenário inovador para implantar uma Gestão da Inovação inserida no dia a dia da empresa, incentivando a participação e reconhecendo a contribuição de cada colaborador. Mais do que recursos financeiros, a maior matéria prima para a inovação está nas competências, habilidades, criatividade, autonomia e liberdade do seu time.

Incentivar o time a prospectar e pesquisar a concorrência, outros mercados, novas ideias e conhecimentos externos podem impactar positivamente seu índice de inovação.

Ela não é fruto da genialidade ou do talento inato pessoal, mas é resultado de um processo de incentivo permanente, constante e continuado do desenvolvimento individual e do grupo.

Esse esforço democrático conjunto, empresa-time, resulta em melhorias concretas, aplicáveis e alinhadas à estratégia corporativa, gerando valor à organização.