Cincopes

on 19 novembro 2024

PLANEJAMENTO - MAD SKILLS SÃO INCRÍVEIS

Quem já trabalhou comigo sabe da importância que dou para os colaboradores que têm vida familiar, hobbies e interesses diversos da sua profissão.

Sempre percebi que seu desempenho é diferenciado. São muitos mais criativos pelas experiências e visão de mundo e muito mais produtivos, porque não podem estender o horário ou acumular tarefas. Sabem como poucos administrar seu tempo e definir prioridades.

Muitas vezes, mesmo completamente diferentes de sua profissão, suas atividades pessoais influenciam profundamente seu desempenho. Uma pessoa tímida que faz curso de teatro ou um gerenciador de processos que se aventura nas pistas de velocidade, por exemplo. No primeiro caso, a atuação facilita administrar sua capacidade de interagir com o grupo. No segundo, correr riscos e se superar ajuda na audácia de propor ideias fora da caixa.

E ter vínculos familiares lembra o porquê e para quem trabalha. Seus sonhos são construídos com clareza e propósito, pensando numa vida compartilhada com aqueles a quem ama.

Nunca confiei nos “camiseteiros” ou independentes, não tem compromissos e são volúveis.

Finalmente, o que já era tendência nos EUA e Europa nos últimos anos, começa a ser utilizada pelos recrutadores brasileiros.

Mas o que são mad skills?

Na tradução literal, são habilidades loucas, incríveis, fora de série. Na prática, são componentes da vida que podem se tornar diferenciais importantes na hora da contratação e que estão fora do escopo profissional, como experiências e interesses pessoais, hobbies, família ou a forma como enfrentou traumas ou conquistas.

Essas habilidades podem mostrar a capacidade do profissional de trabalhar em equipe, seu potencial de proatividade, senso de observação, empatia, resiliência, liderança entre outros.

Diferente das soft skills, relacionadas às habilidades socioemocionais e comportamentais, as mad skills podem revelar a personalidade, caráter e visão de mundo do candidato. Ambas podem ser desenvolvidas e valorizadas no mercado de trabalho.

Outra fase do onboarding aplico algumas semanas após a contratação. Depois de um briefing com seu líder, ouço o novato me responder apenas uma pergunta: você sabe por que foi contratado?

A resposta diz muito sobre o rapport do líder, o ambiente percebido pelo novato, sua capacidade de entender seu papel no grupo e seu nível de autoconhecimento.

Prepare-se, porque o resultado pode surpreender você, mas esse é um papo pra outro post.