Estou envolvido num projeto desafiador que tem me proporcionado
rever e reviver políticas ESG e marketing comunitário. Um novo passo
para o Grupo Empresarial que completa 80 anos, em 2025, e uma
oportunidade ímpar para minha equipe e eu.
Quando mudanças, inovação e história estão conectadas, é preciso avançar
com cautela.
Mudanças podem ser traumáticas, inovação é encarar o desconhecido e história é um ativo cultural sólido que deve ser respeitado.
Concilia-las envolvendo sua empresa no desenvolvimento comunitário social
e econômico local cria laços sólidos e sinérgicos.
A primeira premissa é abandonar o individualismo egocêntrico do
seu poder econômico. Viver a comunidade reforça sua presença, dá
segurança econômica e social ao seu entorno e reforça sua respeitabilidade.
Aqueles líderes que sonham em deixar um legado pessoal ou
corporativo, devem investir no potencial das pessoas e no poder social e
econômico local. Temos uma sociedade conectada e integrada onde a
paz social e uma economia local com bom desempenho faz bem aos negócios.
Esse processo começa por definir um propósito verdadeiro e único que
não esteja longe do core da empresa, que possa ser compartilhado e tenha
capacidade de mobilizar as pessoas.
Esse propósito pode ser um objetivo a ser alcançado ou um problema
a ser resolvido. Trace metas intermediárias alcançáveis, provoque a
contribuição das pessoas e faça com que entendam a importância da participação delas
em cada passo.
Transforme a empresa em laboratório e mentoria, um venture
building social, para os talentos locais desenvolverem ideias.
Incentive os seniores e seus talentos internos a se envolverem nesse voluntariado,
promovendo um benéfico desenvolvimento mútuo.
Crie proximidade com a comunidade, ouça, mantenha a mente aberta,
aguce sua curiosidade e tenha empatia com o perfil econômico e cultural das
pessoas e ao contexto local. Facilita conquistar sua adesão, não impor
soluções sem ouvir delas sobre suas preocupações.
Tendemos a repetir fórmulas e experiências, mas não há uma solução única
para todos numa sociedade heterogênea. Seja um estudante curioso em
busca de conhecimento e conteúdo.
Evite encontros em escritórios ou formalismos. Vá a rua, circule pelos
locais foco de sua ação, conecte-se com as pessoas no ambiente delas para evitar
constrangimentos. Você terá uma experiência imersiva e o diálogo
terá uma base real.
E não esqueça de duas coisas importantes.
Primeiro, apesar de não estar na planilha de receita da empresa, merece
sua atenção. Crie pontos de acompanhamento pré-definidos para avaliação.
Segundo, não esqueça de comemorar e compartilhar resultados
ou pequenas vitórias. Cada conquista melhora o engajamento e a autoestima
coletiva.
O líder desse projeto deve ter credibilidade, influência, resiliência,
gerir relacionamentos, ser um hábil mediador e um agente capaz de fazer uma
mudança centrada no ser humano e alinhada com os valores da comunidade.
Você pode ser o líder e a empresa pode ser um laboratório de prosperidade
local inclusiva para a cocriação do futuro.
Isso é inovar para a mudança.
Emoticon Emoticon