Cincopes

on 07 novembro 2024

PLANEJAMENTO - DESENVOLVIMENTO LOCAL PARA A KUDANÇA

Estou envolvido num projeto desafiador que tem me proporcionado rever e reviver políticas ESG e marketing comunitário. Um novo passo para o Grupo Empresarial que completa 80 anos, em 2025, e uma oportunidade ímpar para minha equipe e eu.

Quando mudanças, inovação e história estão conectadas, é preciso avançar com cautela.

Mudanças podem ser traumáticas, inovação é encarar o desconhecido e história é um ativo cultural sólido que deve ser respeitado.

Concilia-las envolvendo sua empresa no desenvolvimento comunitário social e econômico local cria laços sólidos e sinérgicos.

A primeira premissa é abandonar o individualismo egocêntrico do seu poder econômico. Viver a comunidade reforça sua presença, dá segurança econômica e social ao seu entorno e reforça sua respeitabilidade.

Aqueles líderes que sonham em deixar um legado pessoal ou corporativo, devem investir no potencial das pessoas e no poder social e econômico local. Temos uma sociedade conectada e integrada onde a paz social e uma economia local com bom desempenho faz bem aos negócios.

Esse processo começa por definir um propósito verdadeiro e único que não esteja longe do core da empresa, que possa ser compartilhado e tenha capacidade de mobilizar as pessoas.

Esse propósito pode ser um objetivo a ser alcançado ou um problema a ser resolvido. Trace metas intermediárias alcançáveis, provoque a contribuição das pessoas e faça com que entendam a importância da participação delas em cada passo.

Transforme a empresa em laboratório e mentoria, um venture building social, para os talentos locais desenvolverem ideias. Incentive os seniores e seus talentos internos a se envolverem nesse voluntariado, promovendo um benéfico desenvolvimento mútuo.

Crie proximidade com a comunidade, ouça, mantenha a mente aberta, aguce sua curiosidade e tenha empatia com o perfil econômico e cultural das pessoas e ao contexto local. Facilita conquistar sua adesão, não impor soluções sem ouvir delas sobre suas preocupações.

Tendemos a repetir fórmulas e experiências, mas não há uma solução única para todos numa sociedade heterogênea. Seja um estudante curioso em busca de conhecimento e conteúdo.

Evite encontros em escritórios ou formalismos. Vá a rua, circule pelos locais foco de sua ação, conecte-se com as pessoas no ambiente delas para evitar constrangimentos. Você terá uma experiência imersiva e o diálogo terá uma base real.

E não esqueça de duas coisas importantes.

Primeiro, apesar de não estar na planilha de receita da empresa, merece sua atenção. Crie pontos de acompanhamento pré-definidos para avaliação.

Segundo, não esqueça de comemorar e compartilhar resultados ou pequenas vitórias. Cada conquista melhora o engajamento e a autoestima coletiva.

O líder desse projeto deve ter credibilidade, influência, resiliência, gerir relacionamentos, ser um hábil mediador e um agente capaz de fazer uma mudança centrada no ser humano e alinhada com os valores da comunidade.

Você pode ser o líder e a empresa pode ser um laboratório de prosperidade local inclusiva para a cocriação do futuro.

Isso é inovar para a mudança.