“Ideias são fáceis. Implementação é que é difícil”, Guy Kawasaki
Competência é a
capacidade de tomar um CHA.
Explico.
As três letras
que formam a típica bebida inglesa, são as iniciais dos três princípios básicos
da competência - CONHECIMENTO, HABILIDADE e ATITUDE.
São princípios
que podem estar presentes individualmente, uma raridade, ou em grupo.
Afinal, não é isso que você quer para sua empresa, crescer, ir além dos seus sonhos?
Cabe ao líder
conseguir reunir e fazer fluir essa competência em sua equipe. A troca de
informações, o compartilhamento de conhecimento e a divisão de tarefas facilita
a efervescência criativa e acelera a aplicação da solução.
Pessoas precisam
ser reconhecidas em seus limites para serem provocadas a supera-los. O ambiente
de trabalho participativo e democrático facilita a adaptabilidade ao grupo, há
mais conforto na vivência e mais confiança no líder.
Acontecem erros?
É claro que sim, mas o erro faz parte do aprendizado. Ele só é um erro no
sentido literal da palavra, se não houve a pesquisa, a busca de informação e a
curiosidade para saber se não há outra forma de fazer ou outros exemplos
similares para não cometer erros semelhantes.
Há um estória
sobre Thomas Edison, criador da lâmpada que, instado por seu patrocinador a
desistir, respondeu que estava mais próximo da descoberta porque já tinha
errado 999 vezes.
Edison não tinha
o volume de informações e nem tecnologia atual para levar avante seu sonho. Hoje,
só erra repetidamente quem não tem a humildade de reconhecer seus limites
quanto ao seu conhecimento, habilidades e atitudes.
Para o líder, sua
equipe é um ser vivo, transformador e interconectado, consciente de que os
resultados dependem do coletivo.
Diferente do
chefe que vê a rotina como paradigma e leva a equipe ao limite, o líder é
inovador e vê cada dificuldade como uma oportunidade para a equipe superar seus
limites.
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