Cincopes

on 04 junho 2020

PLANEJAMENTO - VAI UM CHÁ?

Ideias são fáceis. Implementação é que é difícil”, Guy Kawasaki

Competência é a capacidade de tomar um CHA.

Explico.

As três letras que formam a típica bebida inglesa, são as iniciais dos três princípios básicos da competência - CONHECIMENTO, HABILIDADE e ATITUDE.

São princípios que podem estar presentes individualmente, uma raridade, ou em grupo.


Afinal, não é isso que você quer para sua empresa, crescer, ir além dos seus sonhos?

Cabe ao líder conseguir reunir e fazer fluir essa competência em sua equipe. A troca de informações, o compartilhamento de conhecimento e a divisão de tarefas facilita a efervescência criativa e acelera a aplicação da solução.

Pessoas precisam ser reconhecidas em seus limites para serem provocadas a supera-los. O ambiente de trabalho participativo e democrático facilita a adaptabilidade ao grupo, há mais conforto na vivência e mais confiança no líder.

Acontecem erros? É claro que sim, mas o erro faz parte do aprendizado. Ele só é um erro no sentido literal da palavra, se não houve a pesquisa, a busca de informação e a curiosidade para saber se não há outra forma de fazer ou outros exemplos similares para não cometer erros semelhantes.

Há um estória sobre Thomas Edison, criador da lâmpada que, instado por seu patrocinador a desistir, respondeu que estava mais próximo da descoberta porque já tinha errado 999 vezes.

Edison não tinha o volume de informações e nem tecnologia atual para levar avante seu sonho. Hoje, só erra repetidamente quem não tem a humildade de reconhecer seus limites quanto ao seu conhecimento, habilidades e atitudes.

Para o líder, sua equipe é um ser vivo, transformador e interconectado, consciente de que os resultados dependem do coletivo.

Diferente do chefe que vê a rotina como paradigma e leva a equipe ao limite, o líder é inovador e vê cada dificuldade como uma oportunidade para a equipe superar seus limites.