Cincopes
Cincopes ›

on 08 junho 2020

POLÍTICA - IDIOTA

“Um idiota nunca aproveita a oportunidade. Na verdade, o idiota é a oportunidade que os outros aproveitam”, Millôr Fernandes.

Idiotes (grego) – pessoa que sofre de idiotia, preocupado somente com seu mundo. Próprio, peculiar – ex: idioma, idiossincrasia (Dicionário Michaelis). Uso comum: Sem instrução, sem preocupação com a gestão pública; demonstra falta de inteligência, de discernimento ou de bom senso, ou pessoa que se considera superior aos outros; arrogante, presunçoso.


A construção de Brasília afastou seus ocupantes da realidade do país, criando um mundo de idiotas.

Com Bolsonaro, subimos um nível e Brasília renega a realidade do mundo.

Vivendo em seu próprio mundo, como idiotas (no sentido grego da palavra), há um trabalho permanente para negar fatos e dados.

Nega-se a ditadura, nega-se a ciência, nega-se a educação, nega-se a arte, nega-se o vírus, nega-se a história.

Vivem numa realidade paralela, tentando destruir o mundo real que o ameaça. Com o que e por que, ninguém sabe.

No mundo concreto, adotou uma linha ideológica extremamente conservadora e subserviente, que renderam fotos e discursos, mas nenhum resultado econômico. Nas cúpulas internacionais, nega direitos humanos e preservação ambiental, criando embaraços e conflitos com a Comunidade Europeia. Na América do Sul, abandona seu papel de líder e hoje, os outros países do continente renegam e isolam o Brasil.

O governo prega a “recuperação dos valores ocidentais das pessoas de bem”, o que quer que seja isso.

No Brasil, fustiga os poderes, flerta com os militares, bajula líderes “religiosos”, menospreza a população, nega o humanismo, renega a política, violenta seu próprio cargo.

A educação na mão de quem não a tem. A família, mulher e os direitos humanos na mão de uma machista que vê Jesus na goiabeira. A política afro-brasileira nas mãos de um negro racista que se odeia. O meio ambiente nas mãos de quem vê a crise como uma cortina de fumaça pra passar boiada. Um ministro da Fazenda que diz que tem que dar dinheiro para os grandes, esquecendo que quase 75% do mercado de trabalho formal está nas pequenas e médias empresas, também responsáveis por 30% do PIB.

É um governo antagônico. Sobrevive criando inimigos, conspirações e antagonismos para justificar sua inoperância.

Não há um sinal de disposição para o diálogo, não há um projeto sensato colocado para discussão. Não há um projeto proposto para a saída da crise, seja na área sanitária, social ou econômica.

Somos o único país do mundo que politizou um grave problema sanitário. O único país do mundo em que as pessoas vão às ruas contra as políticas de combate ao vírus. Único país do mundo em que o governo não pensa no pós crise, porque acha que não há crise.

É tudo uma conspiração mundial pra derrubar o presidente.