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on 09 junho 2020

PLANEJAMENTO - INTELIGÊNCIA CULTURAL NOS NEGÓCIOS

“O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, é a ilusão do conhecimento” - Stephen Hawkins

A Inteligência Cultural sempre foi usada no relacionamento com outras culturas, outros hábitos, outros idiomas, só que a gente chamava de imersão.

Trabalhei em campanhas eleitorais em diversos estados brasileiros e no exterior e em qualquer lugar do mundo, o homem reage a estímulos, sentimentos e sensações, influenciado por seu ambiente cultural.


Para atingir o eleitor, ter sua atenção, convencer ou persuadir o ser humano e criar o nexo casual, é fundamental entender seu mundo. Por isso, antes de definir qualquer planejamento, era preciso entender a realidade local, suas histórias, seus personagens, sua vida.

Ao chegar na cidade, eu e minha equipe conversávamos com taxistas, garçons, barbeiros, cabeleireiras, prostitutas, balconistas, jornaleiros, jornalistas, figuras públicas e comuns, e em três ou quatro dias tínhamos uma visão geral que nos ajudava a entender os dados das pesquisas.

Bill Gates reserva uma semana para leitura, que ele chama Think Week. Warren Buffet diz que lê a maior parte do dia, desde bula de remédio a balanços de empresas. Esse era o mundo analógico: pesquisando, lendo e aprendendo.

A pandemia nos colocou diante de um impasse no relacionamento com o cliente, semelhante as campanhas eleitorais, só que num mundo hiperconectado. Ninguém tem o poder de dizer, com certeza, que consumidor teremos pós crise.

Hoje, o mundo não está na rua. O digital influencer, a autoridade virtual, o youtuber, o trendsetter, com conteúdo ou sem, mobilizam massas de consumidores para vender de alfinete à aeronaves e, às vezes, até sonhos.

Num mundo em nuvem, sem fronteiras, qual o perfil do cliente? Como entender o consumidor? Como é seu mundo?

Você precisa se dedicar a entender o mundo que vem por aí.

Continue a ler os livros tradicionais e acrescente os e-books. Navegue na web, assista de tudo, acompanhe os mais diversos canais, assine jornais digitais do mundo todo, newsletters de economia, marketing, política, tecnologia, entretenimento, tudo que possa ajudar na compreensão do que acontece ao seu redor.

Compreender o ambiente e antecipar cenários é fundamental, porque no meio dessa babel de informação necessária e desnecessária, cabe a você tirar o essencial.