“O maior inimigo do conhecimento não é
a ignorância, é a ilusão do conhecimento” - Stephen Hawkins
A Inteligência Cultural sempre foi
usada no relacionamento com outras culturas, outros hábitos, outros idiomas, só
que a gente chamava de imersão.
Trabalhei em campanhas eleitorais em
diversos estados brasileiros e no exterior e em qualquer lugar do mundo, o
homem reage a estímulos, sentimentos e sensações, influenciado por seu ambiente
cultural.
Para atingir o eleitor, ter sua atenção,
convencer ou persuadir o ser humano e criar o nexo casual, é fundamental
entender seu mundo. Por isso, antes de definir qualquer planejamento, era
preciso entender a realidade local, suas histórias, seus personagens, sua vida.
Ao chegar na cidade, eu e minha equipe
conversávamos com taxistas, garçons, barbeiros, cabeleireiras, prostitutas,
balconistas, jornaleiros, jornalistas, figuras públicas e comuns, e em três ou
quatro dias tínhamos uma visão geral que nos ajudava a entender os dados das pesquisas.
Bill Gates reserva uma semana para
leitura, que ele chama Think Week. Warren Buffet diz que lê a maior parte do
dia, desde bula de remédio a balanços de empresas. Esse era o mundo analógico: pesquisando,
lendo e aprendendo.
A pandemia nos colocou diante de um
impasse no relacionamento com o cliente, semelhante as campanhas eleitorais, só
que num mundo hiperconectado. Ninguém tem o poder de dizer, com certeza, que
consumidor teremos pós crise.
Hoje, o mundo não está na rua. O
digital influencer, a autoridade virtual, o youtuber, o trendsetter, com
conteúdo ou sem, mobilizam massas de consumidores para vender de alfinete à
aeronaves e, às vezes, até sonhos.
Num mundo em nuvem, sem fronteiras, qual
o perfil do cliente? Como entender o consumidor? Como é seu mundo?
Você precisa se dedicar a entender o
mundo que vem por aí.
Continue a ler os livros tradicionais e
acrescente os e-books. Navegue na web, assista de tudo, acompanhe os mais
diversos canais, assine jornais digitais do mundo todo, newsletters de
economia, marketing, política, tecnologia, entretenimento, tudo que possa
ajudar na compreensão do que acontece ao seu redor.
Compreender o ambiente e antecipar cenários é fundamental, porque no meio dessa babel de informação necessária e desnecessária, cabe a você tirar o essencial.
Emoticon Emoticon