Cincopes

on 22 junho 2020

PROSA - HABILIDADES DIGITAIS

Os efeitos da internet são vários, bons e maus. Emburrecemos e ficamos mais preguiçosos graças a tecnologia? Nossos demônios estão se exteriorizando? Qual o real poder de conexão universal das “comunidades” virtuais? Tem limite a liberdade de expressão?

Com o aumento do combate às fake news, inclusive na esfera judicial, mais do que saber o que ela faz por nós, é preciso aprender o que fazemos com ela por nós.

Usando algumas habilidades digitais você pode navegar com consciência e sabedoria.

A primeira é atenção. Numa web cheia de estímulos rumo ao labirinto, clica aqui, pega aquele link, olha aquele pop up, aproveita o banner... e você navega por horas sem fazer o que se propos. Na web, atenção é a arte de dizer não, é ter *inteligência de rede” (sugestão de leitura, Net Smart, de Howard Rheingold). Sem disciplina, ela nos domina.

A atenção melhora sua capacidade de participação. Qual conteúdo o atrai? Deseja participar de qual comunidade? Que tema o move? Ele é relevante à comunidade? Na web, o ditado “uma andorinha só não faz verão” é realidade. A força do grupo dá relevância ao conteúdo que você pode compartilhar. Analisar a proposta de cada comunidade, investigar o perfil de quem você aceita em suas redes, analisar os fóruns profissionais e temáticos dizem muito de você.

O vasto conteúdo, de cultura à fofoca, de notícias à boatos, de documentos à teorias conspiratórias, de educação à golpes, exige conscientização, uma virtude rara no navegante. A pressa em participar dribla a análise e leva ao compartilhamento inconsequente com danos irreparáveis. O peso de sua participação não pode ser medido e a responsabilidade é difusa. É como tentar saber qual grão de areia se moveu primeiro e fragilizou a coesão que levou ao desabamento da obra? Perceber de imediato a veracidade ou o tamanho da bobagem é uma habilidade nova. Aqueles com gosto pela leitura no mundo analógico, tem mais capacidade de discernimento no mundo virtual.

Quem compartilha pratica a colaboração, e a qualidade e a responsabilidade ao compartilhar, faz rica e produtiva sua colaboração. Qualquer post tem uma capacidade enorme de exposição, é assoprar um punhado de areia e tentar controlar o destino dos grãos. Compartillhamento pressupõe responsabilidade, porque é seu endosso ao conteúdo, seja verdade, fake news, calúnia, notícia, conquistas etc. O endurecimento da legislação quanto a responsabilidade do que você publica é justa. Liberdade de expressão não é irresponsabilidade civil.

Seguir esses passos não vai fazer você livre de cometer deslizes, mas o tornará mais refratário a avalanche informática e menos propenso a correr riscos desnecessários com capacidade para impactar seu mundo, com gravidade ou não.

 

* Inteligência de rede - Entender como pessoas funcionam em rede, ter noção de que pequenos favores on-line, pequenas gentilezas e gestos de atenção criam elos fortes. A capacidade de gerar mais e mais contatos nesta rede nos traz inúmeras vantagens e cria comunidades mais fortes.