Shit happens... to unattended people.
Quanto maior o tamanho,
maior o tombo...
Não é porque você é
grande que pode relaxar no cuidado com o relacionamento com a sociedade.
A Balenciaga é uma marca exclusiva e de alto luxo que vive de
impactos. Em março, lançou um tênis com aspecto sujo, rasgado e mal cuidado por
R$ 10.000. Em agosto, colocou no mercado uma bolsa em forma de saco de lixo, ao
preço de R$ 9.000. Seu público é exclusivíssimo, mas não justifica a
infelicidade no tratamento com o público em geral e o mundo em que vivem seus
clientes.
Sua campanha de final de
ano com anúncios de crianças rodeadas por produtos da grife teria passada batida
nos anos 80 ou 90, talvez até ganhasse algum Grand Prix. O choque é que eles remetem
à pedofilia, abuso infantil, fetiches sexuais. Além de usar crianças, uma vez
que a marca não produz produtos infantis.
No século XXI, é
imperdoável o descuido com assuntos que são básicos e fundamentais para a nova
sociedade que está sendo construída, inclusiva, multicultural, poliétnica,
diversa religiosamente e com respeito às pessoas.
Pode ser mimimi para alguns, besteira para
aqueles que acham que o lucro está só no dinheiro, que ESG não agrega valor. Estes têm empresas com data de validade.
Os tempos são outros e a
Balenciaga foi alvo do mesmo tratamento recebido por artistas que escorregam e
perdem patrocínio. Celebridades, como Kim Kardashian, estão revendo seu
relacionamento com a marca. E outros, polêmicos, como o rapper Kanye West,
clamam por tratamento igual ao que recebe quando fala besteira.
Demna Gvasalia, diretor
criativo da grife publicou uma carta, na sexta (02/10), se justificando e pedindo
desculpas pela campanha infeliz.
No Brasil, empresas e
marcas, através de seus gestores e controladores, assumiram posição na campanha
eleitoral de 2022. Muitas sofrerão forte impacto a partir de 2023 e algumas não
sobreviverão se mantiverem o modelo.
Ser uma empresa preocupada com
políticas ambientais, inclusão e relação consciente com a sociedade não é lacrar,
é RESPONSABILIDADE e impacta no
caixa!
Seu melhor produto é sua MARCA!
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