Cincopes

on 05 dezembro 2022

PUBLICIDADE - BALENCIAGA, OPA... ESCORREGUEI

Shit happens... to unattended people.

Quanto maior o tamanho, maior o tombo...

Não é porque você é grande que pode relaxar no cuidado com o relacionamento com a sociedade.

A Balenciaga é uma marca exclusiva e de alto luxo que vive de impactos. Em março, lançou um tênis com aspecto sujo, rasgado e mal cuidado por R$ 10.000. Em agosto, colocou no mercado uma bolsa em forma de saco de lixo, ao preço de R$ 9.000. Seu público é exclusivíssimo, mas não justifica a infelicidade no tratamento com o público em geral e o mundo em que vivem seus clientes.

Sua campanha de final de ano com anúncios de crianças rodeadas por produtos da grife teria passada batida nos anos 80 ou 90, talvez até ganhasse algum Grand Prix. O choque é que eles remetem à pedofilia, abuso infantil, fetiches sexuais. Além de usar crianças, uma vez que a marca não produz produtos infantis.

No século XXI, é imperdoável o descuido com assuntos que são básicos e fundamentais para a nova sociedade que está sendo construída, inclusiva, multicultural, poliétnica, diversa religiosamente e com respeito às pessoas.

Pode ser mimimi para alguns, besteira para aqueles que acham que o lucro está só no dinheiro, que ESG não agrega valor. Estes têm empresas com data de validade.

Os tempos são outros e a Balenciaga foi alvo do mesmo tratamento recebido por artistas que escorregam e perdem patrocínio. Celebridades, como Kim Kardashian, estão revendo seu relacionamento com a marca. E outros, polêmicos, como o rapper Kanye West, clamam por tratamento igual ao que recebe quando fala besteira.

Demna Gvasalia, diretor criativo da grife publicou uma carta, na sexta (02/10), se justificando e pedindo desculpas pela campanha infeliz.

No Brasil, empresas e marcas, através de seus gestores e controladores, assumiram posição na campanha eleitoral de 2022. Muitas sofrerão forte impacto a partir de 2023 e algumas não sobreviverão se mantiverem o modelo.

Ser uma empresa preocupada com políticas ambientais, inclusão e relação consciente com a sociedade não é lacrar, é RESPONSABILIDADE e impacta no caixa!

Seu melhor produto é sua MARCA!