Cincopes

on 11 agosto 2024

PROSA - DIA DOS PAIS

Ser pai é exercer a paternidade.

Ninguém é pai sem antes ser filho.

Com nossos pais aprendemos a ter filhos, construir vidas, formar pessoas, amar incondicionalmente.

Com nossos filhos, aprendemos a ser pais.

O ser humano tem consciência de sua finitude e de sua impotência quanto a ela, mas isso não o impede de fazer planos para 5, 10, 30, 50 anos. Esse paradoxo se sustenta na esperança de longa vida e no horizonte representado por nossos filhos, porque ser pai é impactar o mundo por gerações. Na descendência está nosso infinito e acho que este é o grande segredo da vida.

Essa dualidade, finito e infinito, nos faz perder a capacidade de curtir o momento, de nos realizarmos várias vezes em nossa vida.

Planejar o futuro não é errado. O erro está em não viver o presente e deixar um futuro incerto dirigir nossa vida.

Nossos filhos não viverão a nossa vida e nós não podemos e não devemos fazer a deles. Sejamos como a China, onde as praças são construídas sem os caminhos. Eles são desbravados e consolidados pelo andar das pessoas. Assim são nossos filhos, lhes entregamos o parque, mas eles farão seu próprio caminho.

Ao invés de fazer suas vidas felizes, faça-a rica, cheia de opções e oportunidades, para que eles mesmos construam com sabedoria a sua felicidade de acordo com o seu tempo.

Não sei se consegui atender o desejo de meu pai, mas tento a todo momento ser um pai e avô melhor do que fui como filho.

Viva com fé numa vida longa, mas não esqueça de curtir intensamente cada conquista, cada vitória, entre abraços, beijos e carinhos, porque dois abraços hoje não compensam o abraço perdido de ontem.

Vivam, meus netos!

Obrigado, meus filhos!

A benção, meu pai!