Perceber a mentalidade do novo consumidor e compreender a sociedade
mais sustentável e consciente que vem sendo construída orienta a mudança
do varejo.
A era dos grandes magazines, prateleiras com incontáveis produtos e a
disputa por preço ficaram para trás.
O novo consumidor valoriza o seu recurso mais caro e escasso, o tempo, além de ter novos valores na hora de fazer suas escolhas.
O ponto de venda, físico ou digital, deve oferecer serviços relevantes
e produtos que atendam as necessidades do consumidor além de uma
estratégia de comunicação assertiva com um relacionamento focado na retenção
para transformar o consumidor em cliente.
As áreas de produtos e de compras passaram a ser curadoras.
A primeira, de olho na concorrência, antenada em tendências e inovação
no mundo e ouvindo tastemakers
- smart assistants, personal stylist, shoppers e clientes que podem ajudar a entender e executar uma boa
estratégia de relacionamento e vendas. A segunda, selecionando
fornecedores e tendo a mesma preocupação na hora de adquirir quanto o
cliente ao comprar, porque mais do que ter muitos, é preciso ter os produtos
certos.
Os consumidores, já estressados pelo excesso de escolhas, agradecerão.
Na curadoria de produtos, o varejista seleciona os produtos que tenham giro,
rentabilidade e atendam seus clientes. Por que ter um estoque de 1000
itens se seus clientes buscam 500?
Temos uma geração acometida pela ansiedade devido ao excesso de
opções, informações, necessidades e ofertas à disposição. Como aproveitar tudo
em apenas 24 horas ou numa vida? Ao fazer uma escolha, há uma certa frustração,
porque sempre poderia ter feito outra melhor.
Segundo o psicólogo Barry Schwartz (livro O Paradoxo da Escolha e
também disponível no TED Talk), além de ansiedade, esse excesso gera paralisia,
não comprar para evitar a frustração.
Não é por nada que há um avanço da mentalidade do consumo consciente,
das escolhas sensatas, das coisas funcionais, da vida simples. É o foco
no que realmente importa.
Pesquisa e inteligência artificial podem ajudar a entender
os desejos e necessidades do cliente, deixando você a um passo da personalização,
oferecendo um produto desenhado para ele.
Idade, gênero, geolocalização e recorrência são alguns pontos importantes
à segmentação.
Se vive sozinho, ofereça a comodidade de listas pré-prontas e calendário
de entregas.
Se tem vida social ativa, ofereça novidades, testes e planos de pontos
por recorrência?
Faça parcerias com outras empresas e ofereça ao cliente produtos e
serviços com vantagens. A ele não importa qual a vantagem, importa que foi você
que permitiu ele ter a experiência.
O investimento nesse processo não é grande, uma vez que é o compartilhamento
de custos existentes e realocação de verbas em áreas que ganham nova
importância.
Produtos atraentes e necessários, logística ágil, comunicação
eficaz e uma jornada que torne o ato de comprar prazeroso, surpreendente e seguro
são parte da receita de sucesso.
O cliente satisfeito e sem pressão tem satisfação em voltar por
reconhecer sua loja como um ponto de contato com soluções e bom ambiente, gerando
ótimas perspectivas de retenção.
Na métrica de recorrência, nem sempre o aumento do tchurn significa problemas
operacionais, ele pode ser apenas um indicativo de que seu produto não
interessa.
Satisfazer o cliente antes, durante e depois é uma obsessão, todo
o pós-venda é uma pré-venda.
Na curadoria de sucesso, menos é mais e simplicidade é um luxo.
Emoticon Emoticon