Cincopes

on 20 agosto 2024

PUBLICIDADE - VAREJO, CURADORIA E SIMPLICIDADE

Perceber a mentalidade do novo consumidor e compreender a sociedade mais sustentável e consciente que vem sendo construída orienta a mudança do varejo.

A era dos grandes magazines, prateleiras com incontáveis produtos e a disputa por preço ficaram para trás.

O novo consumidor valoriza o seu recurso mais caro e escasso, o tempo, além de ter novos valores na hora de fazer suas escolhas.

O ponto de venda, físico ou digital, deve oferecer serviços relevantes e produtos que atendam as necessidades do consumidor além de uma estratégia de comunicação assertiva com um relacionamento focado na retenção para transformar o consumidor em cliente.

As áreas de produtos e de compras passaram a ser curadoras. A primeira, de olho na concorrência, antenada em tendências e inovação no mundo e ouvindo tastemakers - smart assistants, personal stylist, shoppers e clientes que podem ajudar a entender e executar uma boa estratégia de relacionamento e vendas. A segunda, selecionando fornecedores e tendo a mesma preocupação na hora de adquirir quanto o cliente ao comprar, porque mais do que ter muitos, é preciso ter os produtos certos.

Os consumidores, já estressados pelo excesso de escolhas, agradecerão.

Na curadoria de produtos, o varejista seleciona os produtos que tenham giro, rentabilidade e atendam seus clientes. Por que ter um estoque de 1000 itens se seus clientes buscam 500?

Temos uma geração acometida pela ansiedade devido ao excesso de opções, informações, necessidades e ofertas à disposição. Como aproveitar tudo em apenas 24 horas ou numa vida? Ao fazer uma escolha, há uma certa frustração, porque sempre poderia ter feito outra melhor.

Segundo o psicólogo Barry Schwartz (livro O Paradoxo da Escolha e também disponível no TED Talk), além de ansiedade, esse excesso gera paralisia, não comprar para evitar a frustração.

Não é por nada que há um avanço da mentalidade do consumo consciente, das escolhas sensatas, das coisas funcionais, da vida simples. É o foco no que realmente importa.

Pesquisa e inteligência artificial podem ajudar a entender os desejos e necessidades do cliente, deixando você a um passo da personalização, oferecendo um produto desenhado para ele.

Idade, gênero, geolocalização e recorrência são alguns pontos importantes à segmentação.

Se vive sozinho, ofereça a comodidade de listas pré-prontas e calendário de entregas.

Se tem vida social ativa, ofereça novidades, testes e planos de pontos por recorrência?

Faça parcerias com outras empresas e ofereça ao cliente produtos e serviços com vantagens. A ele não importa qual a vantagem, importa que foi você que permitiu ele ter a experiência.

O investimento nesse processo não é grande, uma vez que é o compartilhamento de custos existentes e realocação de verbas em áreas que ganham nova importância.

Produtos atraentes e necessários, logística ágil, comunicação eficaz e uma jornada que torne o ato de comprar prazeroso, surpreendente e seguro são parte da receita de sucesso.

O cliente satisfeito e sem pressão tem satisfação em voltar por reconhecer sua loja como um ponto de contato com soluções e bom ambiente, gerando ótimas perspectivas de retenção.

Na métrica de recorrência, nem sempre o aumento do tchurn significa problemas operacionais, ele pode ser apenas um indicativo de que seu produto não interessa.

Satisfazer o cliente antes, durante e depois é uma obsessão, todo o pós-venda é uma pré-venda.

Na curadoria de sucesso, menos é mais e simplicidade é um luxo.