O futuro se desdobra em vários futuros. O amanhã sempre prepara outro futuro... e outro... e outro que chegam com o nascer do próximo dia. É um fluxo constante de mudanças, imprevistos e surpresas, nem sempre positivas.
Mais do que ser vigilante, é preciso se antecipar e desenhar os cenários desejados. Você pode começar montando uma área de inteligência que possa projetar e preparar a organização para oportunidades e desafios. Sua missão é fornecer aos gestores e tomadores de decisão, conhecimento analítico sobre mudanças futuras, tendências e seus potenciais impactos.
Mas, e sempre tem um “mas”, todos os futuros
possíveis vêm com uma boa dose de imprevisibilidade.
O que é inteligência,
afinal?
Individualmente, é a capacidade humana de memorizar, compreender,
comunicar, planejar, entender o mundo à sua volta e se adaptar para resolver
problemas e evoluir.
No mundo corporativo, é o conhecimento útil fruto de dados estruturados, análises de
contextos e projeção de eventos, tendências e imprevistos com um propósito
específico ou para auxiliar organizações a atingir objetivos e garantir sua
sobrevivência num ambiente imprevisível, desconhecido e desafiador.
A equipe deve ser diversa e plural, aberta ao
novo, prospectiva, inovadora, criativa, treinada e provocada permanentemente
para explorar caminhos e novidades que tenham aplicabilidade.
A inteligência tem alguns caminhos que estão no
nosso cotidiano e, muitas vezes, desprezamos.
Conhecimentos Conhecidos – dados e
informações que podemos analisar com precisão. Mudanças que já nos impactam,
tendências que se concretizam e aspectos que podemos acessar e processar com
ferramentas e banco de dados e alimentam projeções de futuros plausíveis,
prováveis e possíveis.
Desconhecimentos Conhecidos – fatos que não
entendemos completamente, mudanças que acontecem no dia-a-dia e que não damos a
devida importância por preconceito, ignorância, desatualização, crenças,
valores, hiperfoco e falta de visão de negócio. Menosprezar mudanças de hábitos,
novas tecnologias e seus impactos no seu mercado e no mundo são os principais
exemplos.
Conhecimentos Desconhecidos – tendências e
novidades que conhecemos, mas não sabemos como será sua evolução e
comportamento futuro. São incertezas críticas que sabemos que nos impactarão no
futuro, mas desconhecemos quando e como. A pandemia do Covid19 é um exemplo,
demoramos a entender o tamanho do impacto que teria em nossas vidas.
Desconhecimentos
Desconhecidos – aquilo que está além de nossa imaginação, fatos
que nem sabíamos que deveríamos dar atenção. Nesse contexto estão os
imprevistos (wildcards) e a ficção
científica. Eles podem estar nos filmes e séries de ficção que nos apresentaram
equipamentos inimagináveis na época. Hoje, alguns são corriqueiros enquanto outros
até já se tornaram ultrapassados.
A criação de inteligência de futuro é um
sistema contínuo que produz informações de alta qualidade à direção e aos
desenvolvedores de negócio, mantendo as perspectivas futuras fundamentadas no
propósito da empresa.
Por que falo tanto em futuro? Porque o futuro é hoje!
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