Cincopes

on 27 maio 2025

PLANEJAMENTO - DESENHANDO FUTUROS

O futuro se desdobra em vários futuros. O amanhã sempre prepara outro futuro... e outro... e outro que chegam com o nascer do próximo dia. É um fluxo constante de mudanças, imprevistos e surpresas, nem sempre positivas.

Mais do que ser vigilante, é preciso se antecipar e desenhar os cenários desejados. Você pode começar montando uma área de inteligência que possa projetar e preparar a organização para oportunidades e desafios. Sua missão é fornecer aos gestores e tomadores de decisão, conhecimento analítico sobre mudanças futuras, tendências e seus potenciais impactos.

Mas, e sempre tem um “mas”, todos os futuros possíveis vêm com uma boa dose de imprevisibilidade.

O que é inteligência, afinal?

Individualmente, é a capacidade humana de memorizar, compreender, comunicar, planejar, entender o mundo à sua volta e se adaptar para resolver problemas e evoluir.

No mundo corporativo, é o conhecimento útil fruto de dados estruturados, análises de contextos e projeção de eventos, tendências e imprevistos com um propósito específico ou para auxiliar organizações a atingir objetivos e garantir sua sobrevivência num ambiente imprevisível, desconhecido e desafiador.

A equipe deve ser diversa e plural, aberta ao novo, prospectiva, inovadora, criativa, treinada e provocada permanentemente para explorar caminhos e novidades que tenham aplicabilidade.

A inteligência tem alguns caminhos que estão no nosso cotidiano e, muitas vezes, desprezamos.

Conhecimentos Conhecidos – dados e informações que podemos analisar com precisão. Mudanças que já nos impactam, tendências que se concretizam e aspectos que podemos acessar e processar com ferramentas e banco de dados e alimentam projeções de futuros plausíveis, prováveis e possíveis.

Desconhecimentos Conhecidos – fatos que não entendemos completamente, mudanças que acontecem no dia-a-dia e que não damos a devida importância por preconceito, ignorância, desatualização, crenças, valores, hiperfoco e falta de visão de negócio. Menosprezar mudanças de hábitos, novas tecnologias e seus impactos no seu mercado e no mundo são os principais exemplos.

Conhecimentos Desconhecidos – tendências e novidades que conhecemos, mas não sabemos como será sua evolução e comportamento futuro. São incertezas críticas que sabemos que nos impactarão no futuro, mas desconhecemos quando e como. A pandemia do Covid19 é um exemplo, demoramos a entender o tamanho do impacto que teria em nossas vidas.

Desconhecimentos Desconhecidos – aquilo que está além de nossa imaginação, fatos que nem sabíamos que deveríamos dar atenção. Nesse contexto estão os imprevistos (wildcards) e a ficção científica. Eles podem estar nos filmes e séries de ficção que nos apresentaram equipamentos inimagináveis na época. Hoje, alguns são corriqueiros enquanto outros até já se tornaram ultrapassados.

A criação de inteligência de futuro é um sistema contínuo que produz informações de alta qualidade à direção e aos desenvolvedores de negócio, mantendo as perspectivas futuras fundamentadas no propósito da empresa.

Por que falo tanto em futuro? Porque o futuro é hoje!