Cincopes

on 20 maio 2025

PLANEJAMENTO - ESCAPISMO

A pressão cotidiana, o envolvimento permanente e a disponibilidade como regra estão criando uma síndrome mundial de ansiedade crônica.

Para fugir do stress e burnout, mitigar o problema e cuidar da saúde física e mental surgiu um novo segmento na economia que movimenta mais de US$ 10 trilhões anualmente e que deve chegar a U$ 14 trilhões, em 2029.

A Economia do Escapismo é o montante investido pelas pessoas para fugirem da realidade ou quebrarem radical

mente sua rotina. Originalmente, escapismo é a fuga dos problemas usando fantasias, abstração e até a arte de “criar problemas para fugir de problemas”. A pressão do mundo moderno ampliou sua prática e transformou a necessidade de fugir da realidade numa nova economia criativa.

O segmento é amplo e inclui desde viagens até compras on line. Dividido em várias oportunidades de negócios, nele estão incluídos viagens e turismo (U$3,2 tri), álcool (US 1,2 tri), artigos de luxo (US 460 bi), cassinos físicos e virtuais (US 372 bi), saúde e bem-estar (US 220 bi), games (US 106 bi), beleza (US 66 bi) e parques temáticos (US 50 bi).

O mercado está com tendência de crescimento pela falta de sinais de mudança no estilo de vida imposto, apesar dos movimentos propondo mais atenção à saúde física e mental.

O estudo da McCann Group, de onde os dados foram extraídos, mostra que há uma grande parcela de público que deseja ou pratica escapismo. Enquanto 86% das pessoas no mundo veem distrações como forma saudável de lidar com estresse, esse percentual chega a 90%, no Brasil.

Várias formas de escapismo são praticadas, desde o simples afastamento das redes e da eletrônica até o isolamento familiar. No Brasil, 49% usam meditação, 82% se afastam de aparelhos em casa e 27% usam filmes para relaxar. Esses números mostram como o entretenimento em casa tem se consolidado como forma diária de escapismo.

No ambiente corporativo, oferecer formas de escapismo se tornou diferencial na caça aos talentos. A pesquisa mostra que 44% das pessoas querem que as empresas entendam suas frustrações e 56% desejam que elas forneçam sonhos.

Esse ambiente tóxico pressionando por comportamentos alinhados aos padrões vigentes, fez várias empresas focarem no desenvolvimento de soluções para o mercado como terapias do sono, detox digital, day guesting (retiros), reinvenção psicodélica (uso de psicotrópicos em doses mínimas) e fantasias (cosplay e ações surpresas).

A prática se difundiu e deixou de ser temporária, ocupando o dia-a-dia das pessoas. As férias foram fragmentadas, os passeios de final de semana passaram a ser contemplativos ou aventureiros e a dedicação de um tempo diário para autoestima ou saúde se tornou uma constante na vida das pessoas.

O Escapismo se tornou um estado de espírito, uma necessidade constante que reflete o contexto sociocultural em que vivemos.

Um olhar sobre como o consumidor lida com o estresse contemporâneo e as formas que busca para seus momentos de desconexão criam oportunidades para marcas de todos os setores – de tecnologia a alimentos.

Se antene, porque qualquer produto ou segmento pode gerar esses sonhos e ganhar a parceria de clientes felizes.