Cincopes

on 14 maio 2025

PLANEJAMENTO - O FUTURO DOS FUTUROS

Tendências nascem para morrer, duram um clique ou uma rolagem de tela.

É o culto à efemeridade, o descartável, o supérfluo, das celebridades de 15 minutos, das palavras emblemáticas, dos adjetivos lacradores, da moda sem critérios ou de critérios fora de moda. Comportamentos execrados são normalizados, a incivilidade é atitude, a ofensa é liberdade de expressão e o puramente comercial virou solução, mesmo sem noção do seu impacto futuro. O cúmulo chegou à indústria automobilística que lança carros 2026 em maio de 2025. Quem comprar um zero agora ou em abril do ano que vem terá um carro desatualizado.

Lançamentos se perdem na poeira do tempo. O que hoje é novidade, amanhã é história ou vaga lembrança. A tecnologia nasce morta tal a velocidade da inovação. Vivemos com a impressão de estar atualizados, quando na verdade, somos portadores de efêmeras insignificâncias.

A velocidade é tal que não há mais UM futuro, há VÁRIOS futuros.

Afinal, falamos de tendência ou de modismo?

Ter uma área de inteligência facilita avaliar e descobrir o que realmente é tendência.

Tendências se caracterizam pela durabilidade, capacidade de adaptação, incorporação de inovação e aplicabilidade.

Um modismo que permite atualização pode se tornar trend? Qual o significado de seus sinais? Qual o impacto de seus padrões? Qual o horizonte de maturação - 1, 5 ou 10 anos? Tem aplicação transversal?

Essas e outras questões importam para que possamos entender o ambiente e o horizonte de consolidação de uma tendência e preparar a construção consciente e responsável de futuros.

Ter uma equipe com habilidades complementares e que represente a diversidade da população permite potencializar essa capacidade de análise.

Todos os dias o futuro se torna ontem antes da noite chegar.