Tenho um amigo que diz que gerir é como unha, toda semana tem que tratar ou cortar.
Não é preciso tanta radicalidade, mas manter uma estrutura dimensionada às suas necessidades é a base para uma rentabilidade consistente e Lean Governance é a resposta à busca incessante do gestor, desde o início da era industrial.
Não é o caso de estrutura mínima, máxima, complexa ou enxuta, é uma questão de gestão simplificada e eficiente.
Lean Governance é essencial aos empreendedores que buscam criar, desenvolver e escalar suas startups num cenário onde velocidade e capacidade de adaptação são fundamentais.
Mais do que estratégia de gestão, ela está na cultura ao valorizar a eficiência, a agilidade e a análise de dados. Se estende à otimização de processos, administração sensata de recursos, agilidade, flexibilidade e política permanente de feedbacks e se completa numa comunicação estratégica eficiente e eficaz.
Ter uma área de inteligência capaz de ler o presente e projetar cenários é fundamental para uma ambidestria organizacional fluida, garantindo o dinamismo presente da empresa para se adaptar com rapidez aos futuros. Suas decisões quanto a produtos ou negócio devem ser baseadas em análises avançadas e dados minerados no feedback dos consumidores ou do mercado.
Suas equipes são diversas e capazes de se transformar rapidamente em squads multifuncionais para atacar problemas específicos ou gerar soluções. Seus líderes têm autonomia, são proativos e têm habilidade para se antecipar aos problemas e gerir conflitos.
Uma das maiores marcas de Lean Governance é a capacidade de testar ideias e aceitar falhas como parte do aprendizado e usar erros como subsídios para melhorias.
Experimentação, MVP, busca da eficiência operacional e entrega contínua de valor com métodos focados no desenvolvimento de todas as áreas da empresa se alinham em sua estratégia, uma necessidade básica às startups num momento em que dão os primeiros passos e têm recursos limitados.
E por falar em recursos, lembre-se que o investidor é atraído por empresas com prática eficaz de gestão, sólida governança, transparente e processos ágeis que dão credibilidade e segurança quanto ao destino de seu investimento, ROI e benefícios tangíveis.
O alinhamento desses pontos permite a progressão sustentável, o crescimento escalável, a busca segura da inovação, dá competitividade à empresa, além de permitir se adequar ao mercado e aos interesses do cliente.
Lean Governance permite a concentração em fatores críticos que ajudam as startups não apenas a sobreviver, mas também a prosperar de forma sustentável em um ambiente desafiador.
Emoticon Emoticon