Cincopes

on 24 julho 2025

PLANEJAMENTO - PLANEJAR NA INCERTEZA, REUNIÕES

Palavra puxa palavra, uma ideia traz outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução. Machado de Assis

Ao texto de Machado de Assis, incluo que uma ideia puxa a outra e, quando organizadas, fazem evolução.

A prática de reuniões deve ser aplicada com bom senso, porque vemos que muitas vezes são perda de tempo e foco quando desorganizadas, sem pauta e tempo definido.

Se você não sabe montar uma estratégia para uma simples reunião, como pensar numa para a empresa?

Objetivamente, estratégia em negócios é definir de forma simples, com propósito claro e diferencial competitivo, a direção e as atividades de uma organização, visando gerar valor aos stakeholders não só no curto prazo.

Estratégias podem ser tradicionais, adaptativas, visionárias, inventivas, disruptivas ou inovadoras e só funcionam com líderes que desenvolvem novas habilidades e são competentes no uso de ferramentas.

Reuniões estratégicas não pressupõem, necessariamente, mudanças radicais ou estruturais, mas a definição de rumos dentro de um plano em andamento para ajustar a empresa às mudanças no mercado.

O debate deve ser democrático, dinâmico, criativo e inclusivo, apresentando novos valores corporativos importantes à uma estratégia vencedora. Eventualmente, podem ser convidados consultores e especialistas externos, e funcionários de nível médio ou operacional que vivem as dores e podem contribuir com sua experiência e conhecimento.

Baseados em dados concretos atuais e históricos, apresentam perspectivas desejadas num futuro incerto e imaginário. O resultado entrega visões táticas (curto prazo), estratégicas (médio prazo), de negócio (longo prazo) e evolutivas (prazo bem longo). Essas visões devem orientar os planejamentos setoriais, departamentais ou de filiais. O escopo não pode ter apenas metas, indicadores e propostas sem um rumo definido e objetivo.

Uma pesquisa da Strategy&, empresa do grupo PwC, constatou que 65% dos executivos reconhecem que suas empresas não têm uma estratégia objetiva. É um dado extremamente preocupante num mundo dinâmico que vive um período de incertezas, com fronteiras móveis, impacto ambiental, reorganização econômica desafiadora e esgarçamento do tecido social.

Definir estratégias, do tático ao evolutivo, prepara o time e a empresa para um futuro incerto, mas com rumo certo.