Cincopes

on 13 agosto 2025

PLANEJAMENTO - CNPJ ZUMBI

Minha geração tinha o ano 2000 como horizonte futuro, distante e enigmático.

Hoje, ele é um ponto perdido em nosso passado, distante e nostálgico.

Assistir 2001, Uma Odisséia no Espaço, união do futurismo de Artur Clarke e a genialidade de Stanley Kubrick, era uma viagem de tirar o fôlego e uma provocação à nossa imaginação.

Em 1975, eu trabalhava na IBM e via espantado os dinossauros irmãos do HAL ocupando salas enormes, andares inteiros, acomodando máquinas gigantes, combos que uniam CPU, leitoras de cartões, unidades de disco, impressoras barulhentas, unidades de fita e outros periféricos, sem imaginar que hoje tudo aquilo caberia em nanômetro e o papel que a tecnologia teria em nossa vida, 50 anos depois.

Empresas, governos e corporações faziam orçamentos anuais e planejamento estratégico de médio e longo prazo com certa segurança, porque as mudanças aconteciam num outro ritmo.

Se 2001 era um mistério para um jovem de 17 anos, 2025 era inimaginável.

O que mudou?

Em negócios, você deve estar sempre preparado, porque, às vezes, tropeça no novo e tem dificuldade em reconhecê-lo.

A IBM, dona do protagonista de 2001, é um exemplo de como falta de visão e portfólio único ou reduzido são fatais para uma empresa.

Criadora do desktop, não entendeu para onde ia o mercado e foi superada por Microsoft e Apple. Num processo longo e doloroso, se reposicionou e voltou ao mercado com softwares, serviços corporativos e cloud service.

Os planejamentos e orçamentos anuais e plausíveis viraram projeção de cenários de um futuro incerto, um novo mundo, um novo ser humano com um novo jeito de ser, um novo jeito de viver, uma nova sociedade, que nos surpreende dia após dia.

Alguém imagina o Google sendo apenas um site de buscas? Ou a 99 com foco apenas na mobilidade? Ou a Meta preocupada apenas com o Facebook? Ou a Uber apenas transportando pessoas? Ou a Amazon apenas vendendo livros?

Entender o momento de seu cliente não lhe garante sucesso, porque a sociedade é dinâmica, as necessidades do consumidor mudam e a concorrência age todos os dias.

Você precisa ter consciência de que nasce para um consumidor e vende para outro. Na recompra, algo mudou em seu jeito de agir ou pensar.

A sua sobrevivência está em compreender o mercado, inovar, aplicar inteligência estratégica, oferecer soluções antes da concorrência, estar presente no dia a dia do cliente e posicionar sua marca baseado na relevância e constância.

Quando isso acontece?

Sempre! Se você não souber que seu público mudou, o que ele quer, onde ele está e para onde o mundo vai, você é um “zumbusiness”, um CNPJ zumbi vagando no mercado sem relevância.

Reclama que o mercado tá ruim, mas a concorrência vende. Reclama da crise, mas o consumidor compra na loja ao lado. Reclama de tudo, mas seu turnover está alto.

Se há concorrência é porque há um cliente que você tem a obrigação de conhecer e entender.

Negócios geram negócios! Constância e relevância dão vida longa à marca.

O que nosso cliente vai querer amanhã? O que a concorrência vai fazer no ano que vem? Como será o mercado em que atuamos em três anos? Como será o mundo em cinco anos?

Pense nisso agora, , porque o futuro é hoje.