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on 05 agosto 2025

PLANEJAMENTO - PLANEJAR NA INCERTEZA, LIDERANÇA E FERRAMENTAS

Reuniões estratégicas geram muito conteúdo que precisa ser organizado e priorizado para que uma boa ideia não se perca, principalmente em momentos caóticos, fato comum num brainstorm colaborativo e criativo.

Quanto mais produtiva, mais conteúdo.

Quem disse, quem vai fazer, quando entra no planning, qual o deadline, quais os recursos necessários e tantas outras questões precisam ser cuidadosamente organizadas.

Para potencializar a criatividade, facilitar a gestão, sistematizar as ideias, organizar processos, abastecer o banco de dados, administrar fontes de pesquisa e criar apresentações impactantes, você precisa de ferramentas.

FERRAMENTAS

Avaliar e adotar ferramentas de estratégia e inteligência artificial como parceiras na melhoria de processos e análise de cenários.

A tecnologia SaaS é o grande diferencial entre as novidades em ferramentas nos últimos anos, compartilhando espaço para reduzir consideravelmente o custo das empresas.

O avanço da IA vem complementar esse cenário desde que esteja integrada ao processo de estratégia existente. Simulações, cenários imaginários e futuros criativos permitem projetar emprego de produtos e avaliar comportamentos, preparando a empresa para se adaptar rapidamente às mudanças bruscas ou evolutivas.

Adotar a inovação aberta é uma maneira de provocar o ecossistema, agregando expertises e visões externas.

Ferramentas de treinamento on line permitem a equiparação cognitiva do time, mesmo ele estando disperso por filiais distantes fisicamente. Os exercícios táticos e estratégicos incentivam o diálogo e a participação, inclusive dos tímidos e inseguros. Compartilhar esses momentos aumenta o diálogo, a eficácia do time e abastece o líder de informações para identificar pontos individuais e coletivos que mereçam sua atenção.

Mineração de dados, processamento ultrarrápido de informações, relatórios consolidados gerados por IA enriquecem o material a disposição dos pensadores estratégicos. Eles alimentam ideias inovadoras, realinhamento do pensamento geral, ações disruptivas, impactos de eventos, análise comportamental, alocação de recursos, projeção de resultados, prospecção de oportunidades e simulações de cenários.

IA só é inteligente quando alimentada por humanos inteligentes, pensamento cuidadoso e diálogo estratégico.

A próxima geração de líderes e estrategistas será mais inclusiva, curiosa, humilde, dinâmica e saberá valorizar o potencial e limitações da tecnologia e dos ecossistemas.

Uma pesquisa da Strategy&, empresa do grupo PwC, constatou que 65% dos executivos reconhecem que suas empresas não têm uma estratégia objetiva. É um dado extremamente preocupante num mundo dinâmico que vive um período de incertezas, com fronteiras móveis, impacto ambiental, reorganização econômica desafiadora e esgarçamento do tecido social.

Mais importante que ter uma estratégia é colocá-la em prática e acompanhar sua execução, fazendo os ajustes e correções com agilidade.

Liderar é construir confiança com mais ideias e boas ferramentas.

Uma boa estratégia é aquela funciona.