Reuniões
estratégicas geram muito conteúdo que precisa ser organizado e priorizado para
que uma boa ideia não se perca, principalmente em momentos caóticos, fato comum
num brainstorm colaborativo e criativo.
Quanto
mais produtiva, mais conteúdo.
Quem
disse, quem vai fazer, quando entra no planning, qual o deadline, quais
os recursos necessários e tantas outras questões precisam ser cuidadosamente
organizadas.
Para potencializar a criatividade, facilitar a gestão, sistematizar as ideias, organizar processos, abastecer o banco de dados, administrar fontes de pesquisa e criar apresentações impactantes, você precisa de ferramentas.
FERRAMENTAS
Avaliar e adotar ferramentas de estratégia e inteligência artificial
como parceiras na melhoria de processos e análise de cenários.
A
tecnologia SaaS é o grande diferencial entre as novidades em ferramentas nos
últimos anos, compartilhando espaço para reduzir consideravelmente o custo das
empresas.
O
avanço da IA vem complementar esse cenário desde que esteja integrada ao
processo de estratégia existente. Simulações, cenários imaginários e futuros
criativos permitem projetar emprego de produtos e avaliar comportamentos,
preparando a empresa para se adaptar rapidamente às mudanças bruscas ou
evolutivas.
Adotar
a inovação aberta é uma maneira de provocar o ecossistema, agregando expertises
e visões externas.
Ferramentas
de treinamento on line permitem a equiparação cognitiva do time, mesmo
ele estando disperso por filiais distantes fisicamente. Os exercícios táticos e
estratégicos incentivam o diálogo e a participação, inclusive dos tímidos e
inseguros. Compartilhar esses momentos aumenta o diálogo, a eficácia do time e
abastece o líder de informações para identificar pontos individuais e coletivos
que mereçam sua atenção.
Mineração
de dados, processamento ultrarrápido de informações, relatórios consolidados gerados
por IA enriquecem o material a disposição dos pensadores estratégicos. Eles alimentam
ideias inovadoras, realinhamento do pensamento geral, ações disruptivas,
impactos de eventos, análise comportamental, alocação de recursos, projeção de
resultados, prospecção de oportunidades e simulações de cenários.
IA
só é inteligente quando alimentada por humanos inteligentes, pensamento
cuidadoso e diálogo estratégico.
A
próxima geração de líderes e estrategistas será mais inclusiva, curiosa,
humilde, dinâmica e saberá valorizar o potencial e limitações da tecnologia e
dos ecossistemas.
Uma
pesquisa da Strategy&, empresa do grupo PwC, constatou que 65% dos
executivos reconhecem que suas empresas não têm uma estratégia objetiva. É um
dado extremamente preocupante num mundo dinâmico que vive um período de
incertezas, com fronteiras móveis, impacto ambiental, reorganização econômica
desafiadora e esgarçamento do tecido social.
Mais
importante que ter uma estratégia é colocá-la em prática e acompanhar sua
execução, fazendo os ajustes e correções com agilidade.
Liderar
é construir confiança com mais ideias e boas ferramentas.
Uma boa estratégia é aquela funciona.
Emoticon Emoticon