Depois de falarmos sobre as reuniões e o papel da liderança para promover comportamentos criativos e participativos que facilitem o desenvolvimento de soluções que todos possam implantar, vamos falar um pouco sobre a estrutura onde essas mentes terão que conviver. E não é uma questão de estrutura física, mas de ambiente e provocações ao aprendizado.
ESTRUTURA
Action learning e visão antecipada para construir futuros
Aproveitar
o conhecimento de quem vive o ambiente, agiliza a adoção de soluções, aumenta a
produtividade e cria um ambiente participativo e colaborativo.
Invista
na capacidade de sentir, moldar e se adaptar aos fatos para fazer previsões.
Use sua visão in, lendo o ambiente interno, e out, percebendo
para onde vai o mundo. Crie uma rotina de reuniões com representantes das
diferentes áreas da empresa e do seu ecossistema.
A
estrutura da empresa foi formada por veteranos ainda na atividade ou próximos
da empresa. Para cobrir todos os ângulos e entregar resultados sólidos, ouça a
experiência para estruturar os quatro aspectos que são base da
sustentabilidade: produtos, planeta, pessoas e impacto.
Implante
a ambidestria organizacional para explorar capacidades existentes e potenciais
latentes, criando um elo presente e futuro.
Flexibilize
o orçamento sem abandonar práticas gerenciais sistêmicas e priorize o
direcionamento dos recursos para atividades estratégicas.
Avalie
suas necessidades estruturais e do seu ecossistema. Você pode encontrar
soluções entre seus parceiros, incentivar a inovação aberta e agregar novos
facilitadores com um bom networking ou através de venture builder.
Os
limites de supply chain extrapolam fronteiras, terceirização reduz
custos, redes de compartilhamento de serviços atendem múltiplas empresas com
menor custo, a nuvem é uma realidade concreta, colaboração e compartilhamento
são valiosos e o escopo de exploração não tem mais limites.
Além
de incluir seus parceiros e sistemistas, sua estratégia será mais efetiva se
você tiver sabedoria para participar de ecossistemas transparentes que
compartilhem o mesmo valor, crença e propósito como polos de inovação, parques
tecnológicos, câmaras setoriais, entidades de classe e ambiente acadêmico na
busca de talentos e incentivo ao P&D.
Não
basta prever, é preciso estar pronto para não ser pego desprevenido.
Uma
boa estratégia é aquela funciona.
Liderar
é construir confiança, mais colabora e menos bora, bora!
Segue aí, porque no próximo post o tema será FERRAMENTAS.
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