Um mês planejando evita um ano lamentando.
INTELIGÊNCIA é o fundamento
básico de qualquer PLANEJAMENTO,
seja o estratégico corporativo, marketing, político, expansão, vendas ou
econômico.
Planejar é pensar antes de agir, mensurar antes de fazer, avaliar antes
de definir.
Um time da área de inteligência é enxuto, qualificado, motivado, mobilizador e comprometido.
Sua matéria prima essencial é dados e tempo. DADOS são minerados em fontes como banco de dados, linha de
produção, quadro funcional, conexão com o cliente, concorrência, mercado, mapa
de vendas, desejos do acionista e visão de futuro. Seu TEMPO é dividido em mineração, análise, validação, estruturação,
planejamento, plano de ação, divulgação e implantação.
O Plano de Ação deve prever o aumento
da demanda, ajustes internos e mitigação de riscos, evitando correria, bate
cabeça ou atropelo. Ele deve ser capaz de mostrar a diferença entre agilidade e
rapidez, eficiência e eficácia, e fazer com que desempenho, esforço e resultado
andem no mesmo ritmo.
A experiência individual é usada para facilitar o trabalho
do grupo em um ambiente criativo, leve e saudável, facilitando a execução de tarefas
e rotinas com liberdade e autonomia.
Ferramentas e inteligência artificial ajudam na gestão e processamento das
informações, mas o maior esforço está na inteligência e criatividade humana em estruturar
um plano que sensibilize e engaje toda a empresa.
Use ferramentas de controle e mantenha um fluxo de
informação em canais específicos, de acordo com
a urgência, relevância e a necessidade de preservar dados
para análise e feedback. O acompanhamento dos resultados com relatórios
e indicadores setoriais são fundamentais nos ajustes e correções quase
imediatos. Mobilize seu ecossistema e crie um círculo de troca de informações para
compartilhar preocupações, sucessos e equívocos.
Mantenha o time mobilizado e qualificado com treinamentos periódicos e campanhas
de comunicação divulgando resultados e anunciando mudanças.
Respeite tempo e cenário para que o sentimento de ansiedade por
resultados imediatos não coloque o projeto e a empresa em risco.
Cada planejamento é superior ao anterior, pois mais conhecimento do
negócio e do ambiente competitivo aprimoram as informações.
Planejamento está no centro da área de inteligência de uma empresa, é um esforço que resultará em performance, desempenho e resultados positivos.

Emoticon Emoticon