Cincopes

on 28 novembro 2025

PUBLICIDADE - GERAÇÃO Z NA BLACK FRIDAY

Passada a reclusão da pandemia, os jovens entre 12 e 25 anos, passaram a ter uma nova visão de mundo.

O pânico da Covid os manteve on line e usaram essa limitação para ampliar seus horizontes.

Consciência social, empatia, consumo responsável e consciência ambiental estão entre os temas que forjaram uma geração mais humana e solidária. Eles têm consciência ética, evitam comprar produtos de empresas sem uma causa ou que tenham violado princípios que valorizam. É uma comunidade sem fronteiras que fala o idioma universal da web, conectada por um meme, emoji ou hashtag.

Com o fim da pandemia, voltaram às ruas e às compras físicas, mas não abandonaram os ensinamentos de cuidado e consciência. Eles não compram em grandes lojas e shoppings, estão buscando brechós físicos, pequenas lojas, comércio de vizinhança, vendas de desapego, feiras de pulgas  ou aplicativos de revenda, aproveitando o espírito consumista dos outros em seu benefício.

O lixo de um se tornou o tesouro de outro.

Um relatório do E-Bay mostra que 86% dos Gen Z incentivarão o Amigo Secreto em família, comprarão um presente de Natal de segunda mão e pretendem gastar 23% menos que no ano passado, enquanto os outros consumidores aumentarão em cerca de 50% o gasto em compras.

Em 2024, especialistas em preços e promoções da Wirecutter analisaram 185.000 ofertas de descontos na Black Friday e descobriram que apenas 1.700 realmente eram valores promocionais.

Para essa turma, não é só uma questão de dinheiro ou fuga da Black Fraude, mas o prazer de se divertir pesquisando para encontrar algo com história, único, de qualidade e com personalidade. Eles registram sua jornada, da limpeza do guarda-roupa, passando pela pesquisa, negociação e finalização da compra, e postam em redes sociais alimentando o glamour e espalhando consciência.

O revival recorrente de produtos também ajuda a ter um modelo original dos anos 2000 em boas condições, sem pagar preço de moda 2025.

Pesquisa da Nice House, aponta que mais de 80% pesquisam antes de decidir. O Google é usado por 60%, enquanto 21% usam o Instagram e 10% o Tik Tok.

Quando se trata de tecnologia, são mais tradicionais e recorrem às marcas como Apple, Samsung, Sony e  Xbox e, em eletrônicos, despontam Philco, Arno, Electrolux e Brastemp.

O varejo precisa estar atento para essa nova faixa de consumidores porque não há tendência de voltar ao modelo antigo.

Resale, redesign, personalização, troca ou compra de produtos usados tendem a se consolidar e se tornar uma oportunidade de negócio cada vez maior.

Para a Geração Z, o brechó é fashion, um lugar onde sempre é Black Friday.