Cincopes

on 13 novembro 2025

PLANEJAMENTO - INTELIGÊNCIAS E FUTUROS

Em questão de futuro, tudo é plural, sejam as tendências ou os futuros.

Não há como desenhar um futuro único, porque ao chegarmos nele, outros virão e você deve estar preparado para seguir em frente.

As tendências também se multiplicam e se dividem, cada uma com um propósito e compostas por diferentes conhecimentos sobre o futuro.

Entender essa complexidade e multiplicidade para planejar é a base da INTELIGÊNCIA DE FUTUROS.

As megatendências, tendência, microtendências e impulsionadores de mudança ajudam a entender o cenário e seus impactos em qualquer assunto.

 

MEGATENDÊNCIAS
São os movimentos globais de médio e curto prazo que impactam sua vida, negócios, política, sociedade, cultura e comportamento. Você é impactado, mesmo que você não se envolva ou desconheça. Elas são fortes e não se abalam com ações individuais ou temporais. Precisam ser enfrentadas em conjunto para diminuir seu impacto, nos prepararmos ou nos adaptarmos a elas. Mudanças climáticas, novas formas de trabalho e avanços tecnológicos são exemplos.

Em negócios, influenciam no propósito, ESG e posicionamento social da empresa.

 

TENDÊNCIAS

É uma evolução natural, reconhecemos, sabemos que estão aí e, mesmo que alguns relutem, avançam lenta e inexoravelmente. Estão presentes no dia a dia e estarão em nossa vida futura. A inclusão social, a luta contra o preconceito, a inteligência artificial, novas formas famíliares, novos padrões econômicos, tecnologia incipiente com impacto futuro e a geopolítica são exemplos de mudanças em curso que se consolidarão no futuro próximo.

Em negócios, alertam quanto a necessidade de atualização de produtos, descontinuação de portfólio e novos mercados.

 

MICROTENDÊNCIAS

São preocupações de bolhas específicas que acabam estourando e atingindo a sociedade. Autismo, causa LGBT, neopentecostalismo, veganismo e causa animal, por exemplo, saíram da bolha e se tornaram virais e influenciadoras de comportamento.

Microtendências exigem atenção porque não se anunciam com pompa, têm poucas probalidades de ocorrer e alto impacto quando chegam.

Em negócios, sinalizam para mudanças de comportamento e consumo.

 

IMPUSIONADORES DA MUDANÇA

São grupos com poder ou força que impactam ou moldam a sociedade. Os legisladores, o crime organizado, grupos sociais, ações virais, atualidades disruptivas, pandemias, guerras ou catástrofes que obrigam a sociedade a se organizar e se unir para se proteger ou sobreviver.

Em negócios é importante na escuta ativa, novos produtos e reação à concorrência.

A análise e o acompanhamento das tendências permitem uma compreensão de alternativas plausíveis e viáveis ​​a produção de cenários. Não são “previsões”, mas ajudam a explorar futuros e como se preparar para as variáveis neste novo talvez.

Em todos os casos, é preciso estar atento às mudanças, descontinuidades, questões emergentes e sinais fracos de mudança no ambiente, processo conhecido como Horizon Scanning, a fase de coleta de conhecimento futuro.

Futuros possíveis estão em qualquer parte, numa nota em canto de página ou num filme de ficção científica. Os veteranos lembrarão das engenhocas dos filmes que se tornaram realidade como o celular, touchscreen, novas armas e viagens planetárias. Para o leigo, era uma sonho visionário, mas eram futuros possíveis para cientistas.

A equipe prospectiva de futuros deve informar e preparar decisões, planos e estratégias para que nada surpreenda ou impacte negativamente o sucesso do futuro projetado.

Desenhar um futuro é aprender com retrospectivas e crescer com perspectivas, trabalhando a liderança de pensamento, inovação, criatividade, autonomia e análise de risco. Quanto mais o passado é estudado e o futuro é explorado, menos incertezas existem.

O roteiro começa com a definição de uma direção, passa pela coleta de informações, indexação, análise dos dados (origem, impacto, consequências e implicações), entrega, validação, implementação, controle e se retroalimenta com dados do processo.

Muitas empresas conseguem praticar com sucesso sua estratégia de estar no presente e no futuro, impactando fortemente a sociedade com seu ambiente de rápida evolução, busca  contínua por novas oportunidades, crescimento significativo e sustentável. Geralmente, têm uma cultura voltada à curiosidade, colaboração e experimentação, diferenciais que permitem construir bases sólidas, empoderar pessoas e tomar decisões baseadas em dados.

Elas escalam com propósito, praticam o social listening, são colaborativas, tem inovação aberta, são ágeis, se comunicam com seu cliente, usam IA com competência e apoiam o pensamento visionário e disruptivo.

Inteligências de futuros é uma forma de consciência situacional permanente porque o dia seguinte sempre é o futuro.