Em questão de futuro, tudo é plural, sejam as
tendências ou os futuros.
Não há como desenhar um futuro único, porque ao
chegarmos nele, outros virão e você deve estar preparado para seguir em frente.
As tendências também se multiplicam e se dividem, cada uma com um propósito e compostas por diferentes conhecimentos sobre o futuro.
Entender essa complexidade e multiplicidade
para planejar é a base da INTELIGÊNCIA
DE FUTUROS.
As megatendências, tendência, microtendências e
impulsionadores de mudança ajudam a entender o cenário e seus impactos em
qualquer assunto.
MEGATENDÊNCIAS
São os movimentos globais de médio e curto prazo que impactam sua vida,
negócios, política, sociedade, cultura e comportamento. Você é impactado, mesmo
que você não se envolva ou desconheça. Elas são fortes e não se abalam com
ações individuais ou temporais. Precisam ser enfrentadas em conjunto para
diminuir seu impacto, nos prepararmos ou nos adaptarmos a elas. Mudanças
climáticas, novas formas de trabalho e avanços tecnológicos são exemplos.
Em negócios, influenciam no propósito, ESG e
posicionamento social da empresa.
TENDÊNCIAS
É uma evolução natural, reconhecemos, sabemos
que estão aí e, mesmo que alguns relutem, avançam lenta e inexoravelmente.
Estão presentes no dia a dia e estarão em nossa vida futura. A inclusão social,
a luta contra o preconceito, a inteligência artificial, novas formas famíliares,
novos padrões econômicos, tecnologia incipiente com impacto futuro e a
geopolítica são exemplos de mudanças em curso que se consolidarão no futuro
próximo.
Em negócios, alertam quanto a necessidade de
atualização de produtos, descontinuação de portfólio e novos mercados.
MICROTENDÊNCIAS
São preocupações de bolhas específicas que
acabam estourando e atingindo a sociedade. Autismo, causa LGBT,
neopentecostalismo, veganismo e causa animal, por exemplo, saíram da bolha e se
tornaram virais e influenciadoras de comportamento.
Microtendências exigem atenção porque não se
anunciam com pompa, têm poucas probalidades de ocorrer e alto impacto quando
chegam.
Em negócios, sinalizam para mudanças de
comportamento e consumo.
IMPUSIONADORES DA MUDANÇA
São grupos com poder ou força que impactam ou
moldam a sociedade. Os legisladores, o crime organizado, grupos sociais, ações
virais, atualidades disruptivas, pandemias, guerras ou catástrofes que obrigam
a sociedade a se organizar e se unir para se proteger ou sobreviver.
Em negócios é importante na escuta ativa, novos
produtos e reação à concorrência.
A análise e o acompanhamento das tendências
permitem uma compreensão de alternativas plausíveis e viáveis a produção de
cenários. Não são “previsões”, mas ajudam a explorar futuros e como se preparar
para as variáveis neste novo talvez.
Em todos os casos, é preciso estar atento às
mudanças, descontinuidades, questões emergentes e sinais fracos de mudança no
ambiente, processo conhecido como Horizon Scanning, a fase de coleta de
conhecimento futuro.
Futuros possíveis estão em qualquer parte, numa
nota em canto de página ou num filme de ficção científica. Os veteranos
lembrarão das engenhocas dos filmes que se tornaram realidade como o celular,
touchscreen, novas armas e viagens planetárias. Para o leigo, era uma sonho visionário, mas eram futuros possíveis para cientistas.
A equipe prospectiva de futuros deve informar e
preparar decisões, planos e estratégias para que nada surpreenda ou impacte negativamente
o sucesso do futuro projetado.
Desenhar um futuro é aprender com retrospectivas e crescer
com perspectivas, trabalhando a liderança de pensamento, inovação,
criatividade, autonomia e análise de risco. Quanto mais o passado é estudado e
o futuro é explorado, menos incertezas existem.
O roteiro começa com a definição de uma
direção, passa pela coleta de informações, indexação, análise dos dados
(origem, impacto, consequências e implicações), entrega, validação,
implementação, controle e se retroalimenta com dados do processo.
Muitas empresas conseguem praticar com sucesso
sua estratégia de estar no presente e no futuro, impactando fortemente a
sociedade com seu ambiente
de rápida evolução, busca contínua por
novas oportunidades, crescimento significativo e sustentável. Geralmente, têm
uma cultura voltada à curiosidade, colaboração e experimentação, diferenciais
que permitem construir bases sólidas, empoderar pessoas e tomar decisões
baseadas em dados.
Elas escalam com propósito, praticam o social listening, são colaborativas, tem
inovação aberta, são ágeis, se comunicam com seu cliente, usam IA com
competência e apoiam o pensamento visionário e disruptivo.
Inteligências de futuros é uma forma de consciência situacional permanente porque o dia seguinte sempre é o futuro.

Emoticon Emoticon