Cincopes

on 31 dezembro 2025

PROSA - AOS MEUS

Aos 68 anos, vivem em mim quatro moleques de 17 que me ajudam a ser pai e avô.

A dificuldade está em manter a capacidade de avaliar cada palavra, cada gesto e cada presença. Nosso papel não é estar, mas fazer sentir nossa presença, mesmo distante. Eles não dependem de você, apenas sabem que você está lá.

Por mais que doa, é a sensibilidade de se afastar para evitar conflitos que podem afetar sua autoconfiança; se fazer surdo e mudo para alienações e disfunções emocionais e, aplaudir quando eles entendem a mensagem e se mostram prontos.

Criamos filhos para o mundo e, mais do que aquilo que dizemos, lembrarão do que fizemos. Ao enfrentar adversidades ou dúvidas, espero que sentem e pensem –“o quê meu pai faria”?

Meus filhos já têm sua própria vida com família, carreiras e patrimônio. Seus erros não são por falha de caráter, são fruto da impetuosidade e ignorância.

Meus netos estão dando os primeiros voos, sem medo e com ousadia, e meus conselhos a eles se resumem em três princípios.

1. Todo dia, seja melhor que no dia anterior.

2. Faça uma mulher sorrir todos os dias.

3. Faça do mundo um lugar melhor.

Gurizada, meu legado vive quando vocês entendem que não são o centro de tudo.

O mundo precisa de vocês, as pessoas dependem de vocês.

Compreendam que princípios - amor, humanidade, solidariedade, liberdade, honestidade, justiça e respeito, são imutáveis, e que moral, ética e valores se ajustam e mudam com a vida, ambiente e aos tempos. São os princípios que te fazem não vacilar na moral, não flexibilizar sua ética e não negociar seus valores.

Vivam com a certeza de que...

... amor é a base do ser humano;

... respeito nos faz crescer;

... é mais importante que religião;

... dinheiro sem família é nada;

... vitórias são amargas se não tem com quem festejar;

... aprendemos sempre;

... todos têm algo a ensinar;

... cooperação nos faz maiores;

... competição nos apequena, e,

A vida sempre vale a pena!

Como torcedor número um de vocês, peço que vivam essa vida com responsabilidade, porque ela é única. Outras vidas são incertas, desconhecidas e fantasiosas, meras promessas.

Muitas vezes, não entendo e nem tento entender suas decisões, só torço pelo sucesso do mundo que vocês estão construindo, porque ele não é mais meu e nem viverei nele.

E um último conselho de um cara feliz com o que deixa pra trás.

Nunca sufoquem a criança dentro de vocês, porque é num papo com ela que, muitas vezes, encontrarão respostas.

Curtam o sucesso com humildade, entendam a força do perdão, tenham bom humor sempre, amem com sabedoria e vivam para se orgulhar, tanto quanto eu, do seu legado.

2026 é o primeiro ano do resto de suas vidas.