Cincopes

on 11 junho 2016

POLÍTICA - CAMPANHAS PROPORCIONAIS - EM BUSCA DOS VOTOS DOS ELEITORES DESINTERESSADOS I

CAMPANHAS PROPORCIONAIS

EM BUSCA DOS VOTOS DOS ELEITORES DESINTERESSADOS

Parte I de III

 

PREPARE-SE

A campanha para um cargo proporcional tem três diferenciais em relação a do executivo.

Em primeiro lugar, geralmente é o primeiro passo para a transição da vida privada para a vida pública, trabalhando com tema ou região específica definida por sua trajetória pessoal.

Em segundo lugar, notadamente na primeira eleição, o candidato tem que encontrar meios para financiar a sua campanha.

Em terceiro lugar, principalmente no quadro político atual, tem que descobrir como superar o desinteresse do eleitor, porque ele precisa atrair a atenção, mobilizar e seduzir o eleitor. Aproxime-se da realidade local usando sua maior ferramenta, sua rede de relacionamentos, para ouvir, filtrar, classificar e responder aos anseios da comunidade. A rede de relacionamentos deve ser construída também com a finalidade de catalogar apoios financeiros, materiais, políticos e pessoais.


Além de ter centenas de outros candidatos iguais a ele, o candidato proporcional tem pequena exposição e desperta pouco interesse aos meios de comunicação e, com isso, o eleitor tem poucas informações para comparar e escolher seu candidato.

Sua ligação com o eleitor deve ser política. Se você é um artista, atleta ou celebridade fora do meio político, talvez você se eleja na primeira vez, mas se não apresentar trabalho político, dificilmente repetirá a votação ou se reelegerá.

Defina sua área de atuação e trabalhe incansavelmente sua presença pessoal. Converse, ouça e circule, porque nada substitui a presença física, ela deve ser constante, em campanha ou fora dela. Sua assessoria pode trabalhar meses uma região e o trabalho ser perdido se outro candidato passar no local na época da campanha. 

Enfrentando a realidade

Reconheça os problemas. Avalie todos os riscos e obstáculos e monte sua estratégia focando na sua superação ou eliminação. Uma campanha vitoriosa envolve três pontos principais, competência, criatividade e trabalho.

Você pode não seguir essas dicas, mas isso é sinal que você acredita em sorte.