Cincopes

on 13 junho 2016

PUBLICIDADE - ELE ESTÁ DE VOLTA

ELE ESTÁ DE VOLTA
O Netflix lançou o filme Ele Está de Volta, baseado na obra de Timur Vermes, em que satiriza um Hitler que desperta na Berlim de 2011, após dormir desde o final da Segunda Guerra.
Para nós, brasileiros, o filme é um alerta contra aproveitadores que vendem soluções mágicas, responsabilizam um segmento pela crise, pregam o preconceito e usam o fundamentalismo religioso como salvação da pátria, quando na realidade querem apenas criar um cenário de violência e fascismo para tomada do poder.
Os alemães, que sentiram na pele o descrito acima, tratam a figura como ele merece, ridicularizando e mostrando o quão ultrapassado e patético ele é, duvidando de sua veracidade.

O filme tem uma técnica primorosa, humor no tom certo e é uma obra obrigatória para o brasileiro, porque dá para reconhecer o personagem principal em certa figura ridícula da nossa política que merece a nossa repulsa.
Ele Está de Volta é uma crítica política em tom de comédia, mostrando que o humor na forma de sátira é uma excelente ferramenta para o pensar.
A arte do cartaz de divulgação é um primor. Colado em um muro grafitado, o cartaz tem sobre um fundo que imita o corte de cabelo de Hitler, o nome do filme na forma do seu característico bigode. Em primeiro plano, Hitler colocado em posição estudada. Simples e impactante.
Na Berlim do século 21, mesmo com seu discurso preconceituoso, racista, raivoso e ideais nazistas, Hitler é um sucesso de mídia e sua sorte muda apenas quando ele mata um cachorro e a população se volta contra ele, mostrando a inversão de valores em que vivemos.

Infelizmente, no Brasil de hoje, Hitler se sentiria em casa.