Cincopes

on 08 abril 2021

PROSA - INSATISFAÇÃO POSITIVA

Insatisfação: frustração ao não satisfazer desejos, desencanto com expectativas não atendidas, desprazer, aborrecimento, contrariedade.

Positiva: exprime confiança, otimismo, final satisfatório da situação.

INSATISFAÇÃO POSITIVA é uma expressão formada por duas palavras antagônicas que significam uma emoção, um estado de espírito que nos mantem num processo permanente de evolução pessoal.

Geralmente a insatisfação é vista como negativa, mas foi ela que nos trouxe até aqui – tecnologia, medicina, meios de transporte, evolução são fruto da insatisfação dos homens.

Ela nos move, sempre nos provocando a buscar um novo ângulo, uma nova perspectiva sobre vários aspectos da vida pessoal e profissional.

Quando o homem a torna desmedida, vira ambição, com comparações irreais, perfeccionismo doentio, uma paranoia em busca da perfeição ou do sucesso além das suas possibilidades.

Insatisfação positiva não é afoiteza, exige método, processo, planejamento, paciência e sabedoria. Ela é motivadora, nos faz melhorar.

Para avaliar seu progresso, meça-se.

Faço o que realmente gosto? Minha família entende meus propósitos? Vejo os meus como família ou apenas ponto de refúgio? Minha família é compromisso ou inspiração? Será que estou me impondo limites aquém/além de minhas possibilidades? Consigo acordar sem telefone e sem pensar no trabalho? Faço por propósito ou por ambição? Posso fazer mais e melhor? Posso fazer menos e melhor? Eu impacto as pessoas e o mundo?

Quando trabalhava no setor audiovisual, me policiava muito. Finalizar um trabalho era a revisão da revisão. Sempre tinha um frame a mais, o time do take prejudicava o ritmo, a sequência do plano podia ser melhor, a fonte era pequena, a trilha podia ajudar mais no clima...

Quando escrevo também, faço, refaço, reviso, pontuo, repontuo, reescrevo, corrijo...

Isso me ensinou a respeitar processos, porque faço parte de uma cadeia, alguém depende do meu trabalho, a entrega deve ser a mais perfeita possível, mas dentro do prazo.

Atualmente, a insatisfação positiva profissional ou na vida é comum e exige coragem. Não a da ficção, dos filmes, em que o herói menospreza o medo, mas a coragem de se preparar para enfrenta-lo e conviver com ele.

O gestor não entrega o fim, entrega o ponto de partida para que o time faça mais e melhor. Aprendi a cobrar somente após o prazo estabelecido e nunca acompanhar a execução do trabalho. A liberdade e autonomia encorajam o fazer e a criatividade.

Tenha cuidado, tentar controlar a insatisfação positiva dos outros é um risco, tanto no trabalho quanto nas relações pessoais ou conexões. As pessoas buscam o melhor, mesmo que esteja bom.