Cincopes

on 27 julho 2023

PLANEJAMENTO - MARKETING, COMERCIAL E COMUNICAÇÃO

 "Achar é a mãe de todos os erros”, provérbio chinês

Sempre há um clima de competição entre o marketing e o comercial. E, muitas vezes, marketing e comunicação são tratados como sinônimos.

Entender o papel de cada um e como podem trabalhar em sinergia cria um ambiente cooperativo e produtivo para o negócio. Comunicação é o algodão entre cristais que faz o sucesso do comercial e do marketing.

Enquanto o comercial coloca o produto na prateleira e o marketing desperta o desejo de compra, a comunicação convence, persuade, retém e fideliza. É dela o papel de se relacionar com seu público, seja o primário, o ponto de venda, ou o final, o consumidor, que nem sempre está ao alcance do comercial e do marketing.

Comercial e marketing estão ligados ao administrativo da empresa, no faturamento, um valor tangível. A comunicação está mais ligada a estratégia do negócio, em transformar a marca, um valor intangível em tangível.

Comercial e marketing definem o “que”. A comunicação define o “como”.

Além de organizar e difundir os interesses dos outros dois é uma ferramenta importante na difusão da cultura da empresa, interna e externamente.

Negócios inteligentes tratam a comunicação como um multiplicador de vendas, através da descoberta do seu potencial cliente e de como e onde alcança-lo. 

O marketing projeta a persona, a comunicação, baseada no relacionamento, constrói a persona.

Comercial e marketing não fazem a marca, não constroem reputação, não são propaganda.

Como um barco navegando entre ilhas, marketing é o leme, comercial é o motor e a comunicação é a bússola.

Comunicação é a arte do diálogo e da empatia que, baseado no feedback, afasta o “achismo” com sua capacidade de entender as pessoas, descobrir suas necessidades e antecipar seus desejos. É a comunicação 360 que atende os interesses da empresa junto aos pontos de venda, consumidores, clientes, colaboradores, investidores, mercado e comunidade, usando formas e meios de acordo com cada um.

Menosprezar o poder da comunicação é o prenúncio do fracasso.

Já dizia o velho Chacrinha, “quem não comunica, se trumbica”.