Cincopes

on 17 julho 2023

PLANEJAMENTO - SABER PEDIR É ENVOLVER

 O que os gestores mais cobram é a capacidade de entrega do colaborador e do time.

Tenha em mente que antes é preciso saber o que pedir e como pedir. Até que ponto as metas e objetivos respeitam a capacidade da equipe e são alinhados com as perspectivas de mercado e não com as suas?

O primeiro público que você deve atingir é o público interno, um colaborador feliz, faz seu cliente feliz. ESG e comprometimento social mostram que o sucesso está na condução do negócio e na forma como você trata as pessoas, início e fim de qualquer negócio.

Quando você define metas plausíveis, o engajamento do time é natural por conseguir ver sua viabilidade. É bobagem projetar 1000 se você sabe que o possível é 800. Desmotiva e não vai fazer o pessoal extrapolar limites, “dar o sangue”.

Sinceridade e realidade são grandes motivadores.

E aqui entra um fator crucial, o uso de métricas, onde é comum o uso de KPIs - key performance indicators. Toda empresa precisa dos dados e informações resultado das avaliações de desempenho como forma de avaliar processos e reconhecer os responsáveis pelo seu sucesso.

Acontece que nem tudo precisa ou deve ser medido. Nossa obsessão por números e estatísticas podem prejudicar nossa capacidade de ter relacionamentos e cuidados com o lado pessoal, humano.

Pense se não está na hora de substituir o KPI pelo KP4I, a evolução do Key Performance indicators para o Keep People Informed, Involved, Inspired e Interested.

Manter o time informado, envolvido, inspirado e permanentemente interessado resulta em uma equipe trabalhando com paixão, consciente de que é objeto de respeito, com espírito de pertencimento e dona do processo. O resultado você mede no caixa e sente no ambiente.

Suas ações e atitudes devem envolver as pessoas e fazer com que tenham prazer em ser proativas.

Informação, mobiliza. Envolvimento, motiva. Inspiração, arrasta. Interesse, valoriza.

Aprendi no Exército e levo comigo como princípio de transparência e justiça que ordens devem ser tecnicamente corretas, moralmente aceitáveis, eticamente justas e sempre legais.

É seu papel como líder, saber pedir para motivar e inspirar.