Cincopes
Cincopes ›

on 17 julho 2023

PROSA - A CANETA E A ESPADA

 The pen is mightier than the sword.

“A caneta é mais poderosa que a espada” é uma frase atribuída ao Cardeal Richelieu, eminência política no reinado de Luís XIII, na França, do Século XVI. Reconhecido como astuto e ardiloso, político sagaz, centralizador e autoritário, Richelieu entendia bem o peso de sua caneta e só lutou, diretamente, guerras que sabia que ia vencer.

A caneta e a espada representam a dualidade envolvida na tarefa de aprender do ser humano, sentimento e razão.

Quando você escolhe a espada, você se prende a objetivos e seu treinamento é para transformar as ações em espontâneas, reflexivas e inconscientes, ato reflexo, reação instintiva.

Pela espada é viver e morrer. A espada é o poder intruso, desumano e irracional.

Quando você opta pela caneta, escreve, reescreve, , entende, contesta, discute, debela, avança, persuade, convence, conquista. Aprendizado constante, permanente e progressivo. Você é livre e adora desafios.

Pela caneta é viver, aprender, crescer e evoluir, construindo tantas outras vidas. A caneta é o poder construtivo e inclusivo.

A espada dilacera, rasga, a caneta cria, constrói.

A espada é adestramento, a caneta é aprendizado.

Liderar é a caneta estar sempre ao alcance da mão escrevendo regras, reescrevendo conceitos. São as anotações no canto de página, os traços que desenham uma solução, os rabiscos no bloco de notas sobre atitudes a tomar ou melhorar.

Ao desenhar sua equipe, pense em quantas canetas são necessárias para construir e quantas espadas farão o combate.

Geralmente, o pessoal de vendas e área técnica são a espada. Áreas criativas, gestão e desenvolvimento humano são sua caneta.

A caneta é uma espada com sabedoria.