Cincopes

on 19 julho 2023

PLANEJAMENTO - MENTORIA, CULTURA DO APRENDIZADO

As mentorias acontecem naturalmente nos relacionamentos interpessoais, uma parceria produtiva onde os conhecimentos e experiências fluem entre pessoas estimulando o desenvolvimento pessoal e profissional de cada interlocutor, porque não há troca sem aprendizado mútuo.


Diferente do coaching, onde se busca a superação de limites pessoais, a mentoria foca em pontos específicos através de suporte emocional e profissional em áreas críticas para o mentorado como gestão de pessoas, socialização, administração financeira, comunicação, planejamento estratégico, plano de negócios, liderança e outras áreas. O crescimento pessoal e a descoberta de seus limites são consequências naturais do processo.

Sua característica fundamental é a admiração e confiança mútua entre mentor e mentorado, fazendo do respeito e colaboração uma simbiose perfeita.

O mentor é um profissional com larga experiência que aceita compartilhar sua bagagem profissional, pessoal e intelectual. A turma 40+ está fazendo muito bem esse papel, mas não significa que profissionais mais jovens não possam atender essa área. E nem sempre há necessidade de estruturação do processo, podendo ele acontecer no convívio diário, num papo no cafezinho ou numa curta viagem no elevador.

A mentoria pode ser um processo institucional ou pessoal.

No institucional, ele é incentivado e organizado pela empresa, com recursos e métricas, usando seu próprio pessoal ou contratando terceiros. É uma maneira de acelerar carreiras, promoções e replacement, podendo ser individual, para o time ou pequenos grupos.

No pessoal, o profissional adota outra pessoa por ver potencial a ser lapidado ou que possa ser aprimorado em benefício do time. O inverso também acontece, o profissional procura apoio e ajuda de um sênior ou contrata um profissional que possa ajudá-lo.

É uma relação sem postura hierarquizada com um fluxo de informações entre ambos. O mentor também se apropria de conhecimento, constrói um networking confiável, é objeto de gratidão e atinge um alto grau de satisfação pessoal.

As corporações ganham agilidade e segurança na qualificação de seus quadros, melhoram sua retenção, preservam o conhecimento autoral, desenvolvem lideranças comprometidas e confiáveis, ganham eficiência, possibilitam a equidade nos planos de carreiras, consolidam e democratizam sua cultura e formam novos mentores.

O gestor pode identificar mentores entre pessoas estimulantes e multiplicadoras, que aceitem compartilhar, sem preconceitos, experientes, empáticas e que gostem de pessoas.

Na esfera profissional, o mentor orienta, protege e patrocina. O avanço da convivência faz o mentor preservar o mentorado de situações críticas e até defender sua promoção.

Na esfera pessoal, ele aceita o mentorado e pratica a escuta ativa, criando condições para um diálogo construtivo. A convivência respeitosa pode evoluir para graus mais elevados de amizade.

O mentorado se torna um profissional confiante e tem seu processo de evolução profissional acelerado.

O mentor é um contribuinte grato e feliz, capaz de fazer as pessoas melhores.

Não perca profissionais e oportunidades por não identificar e investir nos talentos do seu time. Promover a cultura do aprendizado proporciona novas e boas lideranças e um time comprometido.