Cincopes

on 20 setembro 2023

PLANEJAMENTO - INTELIGÊNCIA DE MERCADO

 

O futuro está no retrovisor

Avaliar cenários, ter visão de negócio e projetar o futuro são exercícios de futurologia que precisam apenas de uma coisa, o passado.

Lembrei disso ao assistir uma entrevista com Abel Braga, treinador do Internacional no título Mundial, de 2006. Ele contou que definiu o esquema para enfrentar o imbatível e poderoso Barcelona de Ronaldinho Gaúcho, Deco, Iniesta, Puyol e outros, após assistir dezenas de partidas do adversário, dedicando mais tempo às derrotas. Na partida, a equipe aproveitou ao máximo o conhecimento e cada um cumpriu seu papel, mesmo violentando características pessoais.

Não olhar para o retrovisor é esquecer ou menosprezar dados e experiências que podem tornar o futuro mais previsível, seguro e vitorioso como o do Internacional.

A importância de tratar dados é uma verdade atemporal e a tecnologia maximizou seu aproveitamento devido a capacidade de armazenamento e processamento feito com rapidez vertiginosa, permitindo agilidade e segurança na tomada de decisão.

O garimpo das informações é feito em três ambientes – interno, externo e tendências.

INTERNO é força de expressão já que envolve vários agentes importantes ao negócio. Seus fornecedores, colaboradores, investidores e clientes tem informações valiosas e sua equipe deve ser treinada para ouvir e organizar dados que devem estar disponíveis aos formuladores de políticas e processos, desde o mais simples e tático até o mais complexo e estratégico. Os dados do RELACIONAMENTO aprimoram a OPERAÇÃO que melhora o atendimento, criando o chamado círculo virtuoso do negócio.

Tratar as boas e más experiências com o mesmo valor e importância evita que você caia na armadilha do autoengano, um erro comum na análise de informações.

O EXTERNO é ter o foco DO e NO cliente, política fundamental que faz a diferença entre sucesso e desastre. O cliente é como é, não como você imagina. Não há como desenhar o mercado ou impor mudanças, porque, seu produto deve, obrigatoriamente, suprir a necessidade ou atender um desejo latente na sociedade.

E seu produto faz parte do combo onde também estão o peso da sua marca e sua história. Não basta a empresa dizer como é, ela deve estar inserida socialmente, ter responsabilidades e atitudes que mais que perceber, o cliente reconheça. Falhar nesse aspecto pode lhe dar ganhos temporários, mas não uma longa jornada de sucesso.

TENDÊNCIAS é a sua capacidade de ver o futuro, desenhar cenários possíveis através de um olhar amplo e imparcial no mercado, concorrência e no mundo. Reuni na sigla PESTI (Político, Econômico, Social, Tecnologia e Inovação) os cenários que devem ser monitorados e estudados.

Inovação não estava nessa sigla porque era (é?) comum ser usada como sinônimo de tecnologia, mas a prática mostrou que nem sempre se relacionam. INOVAÇÃO pode ser um pensamento inovador, política disruptiva, nova prática gerencial ou uma atitude que impacte o mundo.

Tendências influenciam seu jeito de ver e planejar o Externo e o Interno.

Dados estatísticos, metas e objetivos deixaram de ser gráficos em dashboards e apresentações ppt e passaram a atenuar riscos, contar histórias, revelar segredos, construir cases de sucesso, criar novos negócios e valorizar diferenciais competitivos.

INTELIGÊNCIA DE MERCADO é construída com o olhar no retrovisor, reunindo as informações positivas, negativas e as inesperadas para criar uma base sólida de conhecimento.

O passado é um grande professor.

2 comentários

Anônimo
AUTHOR
20 setembro, 2023 12:31 Reply Delete Delete

Excelente artigo aqui em Campinas temos visto muitos negócios novos fechando precocemente por falta deste planejamento inteligente.

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Anônimo
AUTHOR
20 setembro, 2023 12:31 Reply Delete Delete

SAMUEL DE CAMPINAS

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