Cincopes

on 05 setembro 2023

PLANEJAMENTO - ONDAS VIRTUAIS

 Na vida, sempre há espertos à espreita para criar ou se aproveitar de oportunidades.

Sempre vivemos fases em que as mudanças e inseguranças diante do desconhecido permitiram o surgimento de “gênios” com capacidade de entregar rapidamente fórmulas de sucesso.

Quem tem estrada lembra que vivemos na vida real a fase da reengenharia, downsizing, bug do milênio, digitalização, qualidade total, planejamento estratégico e outras, criadas para enfrentar tempos duros de hiperinflação e instabilidade econômica durante os estertores de uma ditadura que quase acabou com o país e, no final do século 20, planos governamentais malucos.

No século 21, vivemos uma democracia incipiente e ingênua, e a vida virtual nos permitiu experimentar algumas fases marcantes como a do coach, do trader, da metodologia ágil, do especialista em marketing digital e agora vivemos a dos peritos em inteligência artificial.

Nem todos são contos do vigário com nova roupagem, muitos são apenas produtos criados por profissionais, influenciadores e escolas de negócios e colocados no mercado sem preparo, sem qualificação e sem questionamento da fórmula. Eles aproveitam a “onda” sem questionamentos porque sempre o insucesso é culpa da falta de perfil ou garra pessoal, a idiota tese “basta querer”.

Somem assim que seus resultados começam a decepcionar e os profissionais começam a questionar e a contrapor os “magos”. Algumas propostas sobrevivem como o business plan e o planejamento estratégico porque se mostraram capazes de ser usados com sucesso.

Esteja sempre preparado porque outras fases virão, com certeza.

Se você juntar todas as fórmulas, de qualquer tempo, a solução “mágica” que surgirá terá seis letras: GESTÃO.

Você pode aplicar a fórmula que quiser, mas sem gestão, o fracasso deixará de ser uma possibilidade para se tornar uma certeza.

Gerir é como pilotar um avião de grande porte. Por mais que você conheça a aeronave e decore o manual, precisa de co-piloto, plano de voo, tripulação, tecnologia, apoio em terra e milhares de horas de experiência para voar com segurança.

Gestão é basicamente administrar os ambientes interno e externo e além de competência, você deve contar com experiência como ativo precioso.

No interno, tenha uma equipe capaz, estrutura otimizada, gestão financeira, agilidade para enfrentar imprevistos e visão DO negócio.

No externo, tenha uma imagem real igual a percebida, se relacione com competência com seu gerador de caixa, o cliente, tenha visão DE negócio para perceber antes os rumos do mercado e seu produto deve resolver um problema.

Não é mágica, estúpido, é GESTÃO!