O ser humano vive em grupos, mas cada pessoa é única.
Customer Centricity
é uma estratégia estruturada sobre dados que permitem compreender melhor o comportamento do consumidor, identificar oportunidades de venda e oferecer produtos de acordo com o desejo do cliente. Pode ser
traduzida para FOCO NO CLIENTE.
*CLV (Customer Lifetime Value) e LTV (Life Time Value) são métricas semelhantes para avaliar o relacionamento com o cliente com uma pequena diferença. No CLV, você analisa a rentabilidade e no LTV, a receita.
Mesmo que seu produto/serviço
seja mais caro que a concorrência, o relacionamento nivela a disputa,
principalmente no B2B. Neste segmento, a satisfação é um fator importante
porque a troca de fornecedor gera impacto burocrático, financeiro e técnico que
pesam na decisão.
Quais são os pilares do Foco no
Cliente?
1. Colocar
o cliente no centro de sua estratégia – pensar
como ele
2. Valorizar
a comunicação – é o que cria
relacionamento e retém. Usar
publicidade, propaganda, relações públicas, ações de relacionamento digitais e
pessoais, sempre tendo em mente o perfil do consumidor e que é uma via de duas
mãos, falar com e ouvir o cliente
3. Treinar
equipe para ouvir o cliente - feedback
4. CX
(Experiência do Consumidor) ou UX (Experiência do Usuário) - avaliar a jornada, canais, suporte, acessibilidade,
funcionalidade.
5. CS
(Customer Sucess) – pós-venda - medir
(KPIs e/ou pesquisas) e garantir
(suporte ou consultoria) a satisfação
do cliente/usuário.
6. KPIs básicos – principalmente a Taxa de Churn e CLV/LTV.
Se você estiver num estágio mais
avançado, pode implantar a gamificação
para bonificar o relacionamento recorrente.
Implante métricas para diagnósticos. Fale com o pessoal de linha de frente
com dois focos: como sistematizar as informações do feedback e como acessar o
cliente para obter informações confiáveis. No B2B, é importante conhecer e entender o core business do cliente para se antecipar na
apresentação de soluções e melhorias. Surpreenda-o.
O cuidado na análise do perfil do cliente é para que
se tenha uma persona ideal, baseada no comportamento de clientes/usuários
reais. No final dos anos 90, numa consultoria para uma empresa do ramo da moda,
descobrimos que o cliente achava que vendia seu produto para um perfil, mas
quem realmente comprava era outro. Ele idealizou o que chamamos de
proto-persona, que não se confirmou na realidade. Foi necessário a reformulação
da estratégia e colocar o cliente no centro do processo para que a empresa
pudesse atender os desejos de seu real consumidor. Pivotar não é errado, às vezes significa a sobrevivência do negócio
e a descoberta de novos nichos e oportunidades. Mudar para crescer.
Essa mudança permitiu que o relacionamento se
tornasse personalizado, humanizado e eficiente, uma vez que o atendimento é fundamental e deve estar enraizado na cultura organizacional.
Chatbots, suporte, email, telemarketing, recepção, redes
sociais, helpdesk e outros meios de contato com o cliente têm seus dados
centralizados em um único lugar, o CEM,
Customer Experience Management,
tratados por uma única equipe e à
disposição de todos. No primeiro
contato com o cliente, o interlocutor já sabe quem é e qual o nível de relacionamento
dele com a empresa. Isso exige organização e infraestrutura tecnológica.
Esse processo vai fazer você entrar no mundo da
Inteligência Artificial (IA), Cloud Computing, Internet das Coisas (IoT),
motores de inteligência, assistentes virtuais, a-commerce (vendas
automatizadas), Big Data, redes neurais e outras novidades tecnológicas que já
estão aí ou a caminho.
Foco no Cliente é um círculo virtuoso: melhora
o relacionamento > melhora
resultados > fortalece a marca > melhora ainda mais os resultados...
e coloca sua empresa no hall daquelas que não decepcionam. Uma love brand para o cliente e o respeito
do mercado.
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