Esse é o primeiro de uma série de artigos sobre tendências na comunicação no mundo digital. Se você já está nele, vai achar o conteúdo meio primário, mas ele está focado naqueles que querem e precisam entrar nesse mundo.
Muitas
empresas estão sofrendo diante da velocidade dos avanços tecnológicos, mudança
do perfil do cliente e um novo ambiente de negócios. E o desconhecimento deixa
o empresário inseguro sobre como levar seu negócio além da loja física, como
ser omnichannel.
A
comunicação digital é uma realidade mundial e o simplismo como ela é vista por
leigos coloca em risco sua credibilidade e eficiência.
Muitos acham que é só publicar uma página e criar perfil em duas ou mais rede sociais que a mágica acontecerá. Para que o resultado apareça, é preciso o que eu chamo de REDE NEURAL PHYGITAL, uma estrutura interconectada por pessoas, canais e metodologias.
Todas
as empresas serão omnichannel cedo ou tarde e quanto mais demorar, mais perde
oportunidades, mercado e clientes. Da prospecção ao pós-venda, todos os seus
canais devem estar alinhados e conectados para satisfazer o cliente com o que
ele precisa (foco no cliente) e atender seus desejos (foco do cliente).
Você
não precisa ter tudo, mas o essencial de acordo com o seu propósito e
necessidade. O restante, você vai ter que buscar no mercado e em empresas
especializadas.
O
mínimo necessário é uma área de comunicação que entenda a complementaridade
entre a comunicação tradicional (outbound marketing) e a digital (inbound marketing).
É o Phygital –
physical digital, que ganhou relevância com o distanciamento e isolamento
social. Cerca de 89% dos clientes não se satisfazem com o Marketing 4.0, querem
atendimento humanizado (mais em A
Magia do Digital e o Remarketing Humanizado).
A
comunicação funciona sobre três pilares: tecnologia,
criatividade e humanidade.
Na
tecnologia estão as ferramentas e os canais: automação do marketing, redes
sociais, softwares (ERP, CRM), app, planilhas, plug-ins, chatbots, dashboards,
help desk, UX, site, api, telemarketing ...
Na
criatividade está o profissional: comunicação integrada (marketing, jornalismo,
propaganda, RP e publicidade), softskills, CX, inteligência emocional,
propósito, inteligência cultural, feeling, experiência, comportamento,
campanhas, ações e foco no cliente.
Na
humanidade está o toque, a personalização, a experiência marcante, o
envolvimento, troca sinérgica B2C, o branding e foco do cliente.
Um
exemplo: Você tem uma comunidade e resolve fazer uma
pesquisa de produto. Você lança a promoção e leva um ou mais clientes até à
sede da empresa. Entre visitas, cafezinho, fotos e bate papo, as equipes de
marketing e desenvolvimento de produto direcionam questões específicas – UX ou
CX (aceitação, sugestões, acessibilidade, utilidade, usabilidade, design etc).
No final, os clientes ganham brindes, tiram fotos, publicam, compartilham e
marcam nas redes sociais. Resultado: você mobilizou centenas ou milhares de
pessoas, ganhou defensores da marca, fez testemunhais com a credibilidade de
clientes que tiveram experiência única e exclusiva, tem uma pesquisa
qualificada de produto (prévia de design thinking), através de poucos membros,
criou um elo com a comunidade, consolidou sua credibilidade e preparou o
ambiente para novas oportunidades.
Você
acha que usei muitos termos técnicos? Foi proposital, para que você não se
satisfaça com o que leu.
Segue
uma lista de termos que cedo ou tarde você vai ter que entender.
PROFISSIONAIS:
programador web, analista de social media, analista de inbound marketing,
especialista em cloud, PO, especialista em cyber security, especialista em
direito digital, cientista de dados, manager community, especialista em
inovação, analista de dados, analista de CX, analista de UX, especialista em
e-commerce, especialista em SEO, ADS, UX designer, programador mobile, project
manager.
CANAIS:
Instagram, Facebook, Youtube, Twitter, Whats App, Blog, Google Meu Negócio,
Slack, Tik Tok, Telegram, Spotfy, Linkedin, E-Commerce, Social Commerce,
Pinterest, Twitch, Discord, Signal, WebChat, VK.
ESTRATÉGIAS:
Omnichannel, gamificação, phygital, SEO, branded content, marketing de causas,
links patrocinados, influencers, real time marketing, social ADS,
geolocalização, hiperlocalização, relações públicas.
METODOLOGIA:
Design Thinking, inovação aberta, growth hacking, agile, customer experience,
inbound marketing, outbound marketing, unboud marketing, acessibilidade
digital.
Você
pode ter menos humanos e
mais humanidade.
Pesquise, investigue, estude, aprenda. É assim que você vai crescer.
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