Cincopes

on 30 março 2021

PROSA - A ARTE DE APRENDER COM OS ERROS

“Não tenha medo de cometer erros. Tenha medo de não aprender com eles”, Peter Jones.

Pessoas inteligentes aprendem com os seus erros e os transformam em oportunidades, experiências e ganhos.

Errar faz parte do aprendizado, da construção da experiência, é onde se aprende o que não fazer, exercita-se a resiliência e a perseverança. Ninguém adquire experiência se não cometer erros que servirão como guia para alcançar o objetivo. Se não entender o erro, perderá a oportunidade de aprender.

Os psicólogos dizem que não devemos punir ou criticar o erro de uma criança, porque é uma atitude natural na busca do conhecimento e de aprender limites.


Numa equipe de trabalho, o erro por tentar fazer, também não deve ser criticado. Se a pessoa fez uma boa avaliação, buscou a informação, usou a experiência de outros e, mesmo assim, falhou, é hora de sentar com ela e descobrir onde falharam. No plural mesmo, porque em equipe, ninguém erra sozinho.

Aceitar o erro é simples e se faz com naturalidade. O problema é se nos falta a autocrítica para entender aonde e porque erramos. Seja humilde e lembre-se que os mais sábios erram.

Não há nada mais estimulante do que aprender, adquirir conhecimento e dominar processos que nos levem às soluções ou respostas. Errar sozinho é dolorido, penoso e caro. Errar por tentar, tendo se cercado de experiências, conhecimento e apoio dos outros é edificante.

É inteligente aprender com seus próprios erros. É esperteza aprender com os erros dos outros.

Seja inteligente e esperto na medida certa, porque a experiência do errar deve ser construtiva, nunca dolorida.