Cincopes

on 18 março 2021

PUBLICIDADE - FOCO DO CLIENTE

                  Não é qualquer pessoa que pode comprar seu produto

A única coisa que importa à uma startup é resolver um problema do mercado, ter um PRODUCT MARKET FIT (Ajuste do Produto ao Mercado), expressão cunhada por Marc Anderesse, fundador da Netscape e da Ning, em seu livro The Only Thing that Matters (A Única Coisa que Importa).

Sua lógica é simples e objetiva, entre equipe, produto e mercado, o mercado é o mais importante para o sucesso de um negócio. É ele que paga, é responsável pelo caixa, te ensina a entender o cliente e faz você crescer.

Um mercado com clientes potenciais atrai mais clientes. E se é uma necessidade do mercado, se você não fizer, outro fará. Necessidades precisam ser atendidas. Lembram da Pirâmide de Maslow?

Isso é FOCO DO CLIENTE.


A aceitação geral é fruto do interesse das pessoas. A opinião move uma corrente: avaliação positiva se espalha, vendas crescem, o cliente percebe valor no seu produto/serviço, defende e promove sua marca e o mercado quer te conhecer, saber sobre você.

O MERCADO

Identifique um ótimo mercado, composto por um bom número de usuários e grande potencial de crescimento. Se tiver forte concorrência, seu produto/serviço deve ter um bom diferencial, e sua perspectiva de crescimento nesse mercado deve ser sustentável. Se o mercado for muito bom, a missão do pessoal de growth é leva-lo ao nível ótimo.

PRODUTO

Os mercados são dinâmicos e estão em constante mutação. Você vai fazer, desfazer, refazer... inovar, renovar, aprimorar... e ter o cuidado de evitar impactos, financeiro ou emocional, graves.

Antes do lançamento, responda essas perguntas:

- O Produto/Serviço atende o mercado?

- O mercado foi dimensionado corretamente e tenho recursos para investimento?

- Quanto tempo tenho para formar o time ideal?

Respondidas essas perguntas, crie seu cronograma seguindo no mínimo os passos seguintes,

Pesquisa: fase da descoberta do cliente através de MVP e design thinking, testes, análises, entendimento e desenvolvimento focado nas necessidades dos clientes. Não se espante se você precisar pivotar, isso faz parte do desenvolvimento.

Validação: a fase onde você encontra o Product Market Fit, modela o negócio para ser replicado e dimensionado e é validado pelo cliente. Ele aprova o produto, preço, proposta de valor e estratégia de abordagem. A validação mal feita é um veneno que mata seu esforço aos poucos.

Criação: fase de growth hacking, definição da persona e jornada do cliente para gerar demanda e aumento das vendas. Estreite seu relacionamento com o cliente, descubra onde ele vai, que outros produtos consome, quais seus hobbies, o que pensa e, principalmente, porque ele precisa ou escolheu você. Esse conhecimento permite preparar atuações sinérgicas com outros produtos ou marcas e pode ser uma estratégia para a monetização da base de clientes, reforçando seu caixa. A proximidade cria um elo de confiança, principal motivo para a fidelidade.

Se a retenção dos consumidores/usuários conquistados é em torno de 30%, o produto é útil. Você tem um product market fit quando mais de 40% dos clientes manifestarem desapontamento diante da possibilidade em perder o produto.

Construção: fase de estruturação da empresa, você entende o quê e de quem precisa para ter uma empresa ágil, flexível e sustentável.

Talvez você precise de um benchmark no mercado para validar seus números. As pesquisas com base em cohort (coorte/safra/grupo) e a análise da taxa de churn também ajudam na modelagem de soluções.

Uma estratégia de comunicação horizontal e genérica é cara, tem resultados insatisfatórios dando a falsa impressão que seu produto não é bom. Talvez você só esteja no lugar errado falando com as pessoas erradas.

Se antecipar aos desejos do cliente estreita o relacionamento e cria um ambiente propício ao desenvolvimento de mais interações que geram satisfaçãobons resultados a ambos.