Cincopes

on 09 maio 2023

PLANEJAMENTO - EMPREENDEDORISMO E FAMÍLIA

Esse vídeo do Chris Martin, do Coldplay, que circula na web é a constatação de que uma simples entrevista num programa de entretenimento (Ellen DeGeneres Show) pode conter informação e conhecimento relevante para o mundo corporativo.

Em pouco mais de um minuto, encontramos conteúdo sobre empreendedorismo, sucessão e paternidade.

Apple é a primogênita de um casal em que os filhos não precisam trabalhar, mas ela fez uma escolha pessoal para seu primeiro emprego, ser caixa em uma loja de departamentos. Não sei como foi a conversa com seu pai e sua mãe, Gwyneth Paltrow, mas imagino que ela foi incentivada, os convenceu ou persuadiu.

Apple, talvez até venha a seguir a carreira artística, mas o que importa é que ela decidiu trilhar o próprio caminho, descobrindo coisas e interagindo com pessoas comuns.

Antigamente, era comum pais influenciarem os filhos, advogado filho de advogado, médico de médico, militar de militar e assim por diante.

A transformação no mercado de trabalho, o surgimento e o desaparecimento de inúmeras profissões, novos valores e modos de vida, além do avanço tecnológico jogaram tradições atávicas por terra. O processo deixou de ser hereditário e alguns herdeiros só voltaram à empresa da família depois de trabalharem em outras áreas, empresas e até em outros países.

Às vezes, pais constrangem os filhos ao impedirem que alcem seus próprios voos. Se há vínculo com a empresa, entende o espírito do negócio e compartilha seus valores e princípios, ele voltará melhor preparado, porque entende que sua saída é boa para o futuro do negócio. Os  pais precisam entender isso.

Outro grande risco quando seu filho trabalha com você é a miopia empresarial. Ele conhece suas virtudes, mas pode absorver seus defeitos e conhecer sua empresa por seus olhos e não com os do mercado.

Quando você permite que seus filhos encontrem seu próprio caminho e não apenas dependam de você, eles ficarão melhores e trarão novas visões e possibilidades ao negócio.

Tenha senso crítico e diálogo porque, muitas vezes, fazer qualquer coisa pelos filhos significa apenas não fazer.

Chris Martin é um artista incrível, cidadão diferenciado e adorável como pai. Tem tantas vitórias e tantos sucessos, mas o brilho em seus olhos, quando reviveu o "eu te amo, pai", mostra que há muitas formas de felicidade no mundo, mas algumas são insuperáveis.

E acho a escolha de Apple um ótimo começo, porque todo mundo deveria trabalhar em um serviço de atendimento ao cliente pelo menos uma vez. O novo CEO da Starbucks, Laxman Narasimhan, trabalhou como estoquista, balconista, barista e outras funções em lojas de todo o mundo nos oito meses antes de assumir o cargo. E já anunciou que trabalhará no mínimo meio dia por mês em alguma loja e aconselhou aos executivos e líderes do grupo a fazerem o mesmo.

Pra entender seu negócio, saia detrás da mesa, fale com quem está na ponta em contato direto com o cliente ou você mesmo pode fazer isso.

Aprendizado pode ser encontrado em qualquer lugar.