Principalmente em empresas que
tem um único produto como forte gerador de caixa e responsável pela
maior parte do faturamento, empreendedores
costumam cometer o erro de definir estratégias para o produto e esquecer a
estratégia para o negócio, mas ambas
devem estar alinhadas e previstas
dentro de um planejamento estratégico claro,
viável e público.
Você sabe diferenciar seu negócio do seu produto?
Produto, geralmente, tem cenário
definido e limitado, enquanto negócios
são para a vida, projetados para
muitos anos.
A estratégia do produto define
mercado, segmento, tecnologia, comunicação e marketing. Eles podem ter vida útil limitada, seja por se
tornarem obsoletos, ação da concorrência, mudança de perfil do consumidor,
fidelidade do cliente, alto custo para atualização e crises, ou por precisarem
de escala e novos mercados para se
manterem competitivos.
A estratégia do negócio é muito mais ampla, envolve definição de políticas econômicas, financeiras, pessoal, mercado, comunicação, comercial, posicionamento da marca, linha de produtos, expansão e outras macrodefinições apresentadas no planejamento estratégico.
Concorrência agressiva, mudanças
tributárias, ambiente de negócios, instabilidade econômica, falta de planejamento
estratégico e organização, ausência de uma política de inovação, time
desmotivado e falta de caixa para desenvolvimento e expansão são
problemas que impactam seu negócio.
Pensar apenas no produto coloca
em risco o seu negócio.
E qual é o seu negócio?
Independente do setor, produto ou
serviço, o seu negócio deve ser sustentável,
rentável, gerar lucro e se perpetuar.
E como você faz isso?
Além do tradicional “reduzir
custos”, você pode melhorar e diversificar sua linha de produtos para
diminuir sua dependência de um único produto, monetizar a base de clientes, promover
ações de branding e expandir.
Algumas opções para ampliar mercado são fusão
ou aquisição e venture builder, investir
em empresas do seu cluster para diminuir custos e melhorar resultado, uma
novidade que tem se mostrado interessante.
Cuide também de seu público interno com qualificação, valorização,
incentivos e desenvolva um programa de intraempreendedorismo
que pode gerar bons frutos como uma startup
ou uma spin off.
O fácil acesso às tecnologias e o
incentivo ao empreendedorismo tornou fácil a venda de ideias ou empresas
criadas apenas para serem vendidas. Quando você começa uma empresa, deve
decidir se é para vender ou existir, porque é uma opção que norteará
todas as suas decisões.
O negócio sempre é maior que o
produto.
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