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on 09 maio 2023

PLANEJAMENTO - NEGÓCIO E PRODUTO

Principalmente em empresas que tem um único produto como forte gerador de caixa e responsável pela maior parte do faturamento, empreendedores costumam cometer o erro de definir estratégias para o produto e esquecer a estratégia para o negócio, mas ambas devem estar alinhadas e previstas dentro de um planejamento estratégico claro, viável e público.

Você sabe diferenciar seu negócio do seu produto?

Produto, geralmente, tem cenário definido e limitado, enquanto negócios são para a vida, projetados para muitos anos.

A estratégia do produto define mercado, segmento, tecnologia, comunicação e marketing. Eles podem ter vida útil limitada, seja por se tornarem obsoletos, ação da concorrência, mudança de perfil do consumidor, fidelidade do cliente, alto custo para atualização e crises, ou por precisarem de escala e novos mercados para se manterem competitivos.

A estratégia do negócio é muito mais ampla, envolve definição de políticas econômicas, financeiras, pessoal, mercado, comunicação, comercial, posicionamento da marca, linha de produtos, expansão e outras macrodefinições apresentadas no planejamento estratégico.

Concorrência agressiva, mudanças tributárias, ambiente de negócios, instabilidade econômica, falta de planejamento estratégico e organização, ausência de uma política de inovação, time desmotivado e falta de caixa para desenvolvimento e expansão são problemas que impactam seu negócio.

Pensar apenas no produto coloca em risco o seu negócio.

E qual é o seu negócio?

Independente do setor, produto ou serviço, o seu negócio deve ser sustentável, rentável, gerar lucro e se perpetuar.

E como você faz isso?

Além do tradicional “reduzir custos”, você pode melhorar e diversificar sua linha de produtos para diminuir sua dependência de um único produto, monetizar a base de clientes, promover ações de branding e expandir. Algumas opções para ampliar mercado são fusão ou aquisição e venture builder, investir em empresas do seu cluster para diminuir custos e melhorar resultado, uma novidade que tem se mostrado interessante.

Cuide também de seu público interno com qualificação, valorização, incentivos e desenvolva um programa de intraempreendedorismo que pode gerar bons frutos como uma startup ou uma spin off.

O fácil acesso às tecnologias e o incentivo ao empreendedorismo tornou fácil a venda de ideias ou empresas criadas apenas para serem vendidas. Quando você começa uma empresa, deve decidir se é para vender ou existir, porque é uma opção que norteará todas as suas decisões.

O negócio sempre é maior que o produto.