O estresse para conquistar seu crescimento é infinitamente menor do que o causado pela falta de planejamento.
Empresas
não viram potências de um dia para o outro, passam por processos contínuos, lentos e interdependentes
até que atinjam um patamar que garanta a sustentabilidade,
expansão e novos projetos.
São
passos necessários para que o sistema se ajuste,
a equipe se adapte, o
produto/serviço amadureça, a marca
se consolide e a máquina funcione
como um todo ordenado e coordenado.
Trabalho
dedicado, estratégias factíveis, horizontes claros e crescimento gradativo
permitem percorrer esse caminho com segurança e preparado para enfrentar
obstáculos.
Seguir alguns passos fundamentais ajudarão nesse avanço prudente e eficaz.
Comece
com o (1) PLANO DE NEGÓCIOS onde estarão estratégias, público-alvo, ações,
tarefas e objetivos de curto, médio e longo prazo. É um documento que vai
ajudar no acompanhamento, revisão e atualização de sua estratégia, uma bíblia
para recorrer nos momentos de dúvidas ou inseguranças.
(2) OTIMIZE
PROCESSOS evitando que se transformem em burocracia pesada e lenta. Invista
na qualificação do time, integre os departamentos, implante ferramentas que
facilitem o trabalho, crie fluxogramas e responsabilidades claras. Uma operação
ágil e coordenada cria uma ação sinérgica entre todos os entes.
Nem
sempre lucro é caixa. Acompanhe com atenção as (3) FINANÇAS da empresa,
pois uma pequena desatenção aos custos e investimentos podem se transformar num
grande problema.
Monitore
a evolução das vendas preparando a estrutura e a logística para atender o
comercial. Seu (4) PROCESSO DE VENDAS deve atender com
agilidade, segurança e rapidez. Vender e não entregar é uma quebra de confiança
grave com o ponto de venda.
O
planejamento das (5) METAS E OBJETIVOS deve ser feito de
acordo com sua performance. Ninguém sai vendendo 100% da sua produção,
atendendo todos os mercados potenciais e, nem sempre seu produto é tão bom
quanto você imagina. Aprimore, ajuste, corrija o rumo, analise erros e acertos,
potencialize o que é bom e melhores seus pontos fracos para ter uma projeção de
desenvolvimento segura e precisa.
Cada
cliente conquistado deve ser festejado. Crie ferramentas de relacionamento para
a (6) FIDELIZAÇÃO de seus clientes. Isso envolve entender seu
comportamento, ter soluções criativas e descobrir como enxergam seu produto,
serviço e a empresa. Um cliente satisfeito é um replicador de sucesso.
Volte
para dentro do seu ecossistema e lapide sua (7)
CULTURA CORPORATIVA. Envolver stakeholders no mesmo propósito faz a
expansão ser segura e sólida. O uso do KP4I
– informed, involved, inspired
e interessed faz todos andarem na mesma
direção como um time coeso, com os
mesmos valores e cientes do objetivo final.
E,
finalmente, SEMPRE (8) COMUNICAÇÃO!
Compartilhar sonhos, metas, objetivos, sucessos, informações e ser grato cria
um ambiente saudável e produtivo. Use a comunicação para conhecer com
profundidade e como engajar tirando o melhor de cada colaborador, e quem é e
como atender os desejos, necessidades e reter o cliente.
Seguir esses passos não é garantia de sucesso, mas faz você estar sempre preparado para enfrentar adversidades e mitigar problemas que acontecem na evolução de qualquer projeto.
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