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on 01 agosto 2023

PLANEJAMENTO - JORNADA DO CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

O estresse para conquistar seu crescimento é infinitamente menor do que o causado pela falta de planejamento.

Empresas não viram potências de um dia para o outro, passam por processos contínuos, lentos e interdependentes até que atinjam um patamar que garanta a sustentabilidade, expansão e novos projetos.

São passos necessários para que o sistema se ajuste, a equipe se adapte, o produto/serviço amadureça, a marca se consolide e a máquina funcione como um todo ordenado e coordenado.

Trabalho dedicado, estratégias factíveis, horizontes claros e crescimento gradativo permitem percorrer esse caminho com segurança e preparado para enfrentar obstáculos.

Seguir alguns passos fundamentais ajudarão nesse avanço prudente e eficaz.

Comece com o (1) PLANO DE NEGÓCIOS onde estarão estratégias, público-alvo, ações, tarefas e objetivos de curto, médio e longo prazo. É um documento que vai ajudar no acompanhamento, revisão e atualização de sua estratégia, uma bíblia para recorrer nos momentos de dúvidas ou inseguranças.

(2) OTIMIZE PROCESSOS evitando que se transformem em burocracia pesada e lenta. Invista na qualificação do time, integre os departamentos, implante ferramentas que facilitem o trabalho, crie fluxogramas e responsabilidades claras. Uma operação ágil e coordenada cria uma ação sinérgica entre todos os entes.

Nem sempre lucro é caixa. Acompanhe com atenção as (3) FINANÇAS da empresa, pois uma pequena desatenção aos custos e investimentos podem se transformar num grande problema.

Monitore a evolução das vendas preparando a estrutura e a logística para atender o comercial. Seu (4) PROCESSO DE VENDAS deve atender com agilidade, segurança e rapidez. Vender e não entregar é uma quebra de confiança grave com o ponto de venda.

O planejamento das (5) METAS E OBJETIVOS deve ser feito de acordo com sua performance. Ninguém sai vendendo 100% da sua produção, atendendo todos os mercados potenciais e, nem sempre seu produto é tão bom quanto você imagina. Aprimore, ajuste, corrija o rumo, analise erros e acertos, potencialize o que é bom e melhores seus pontos fracos para ter uma projeção de desenvolvimento segura e precisa.

Cada cliente conquistado deve ser festejado. Crie ferramentas de relacionamento para a (6) FIDELIZAÇÃO de seus clientes. Isso envolve entender seu comportamento, ter soluções criativas e descobrir como enxergam seu produto, serviço e a empresa. Um cliente satisfeito é um replicador de sucesso.

Volte para dentro do seu ecossistema e lapide sua (7) CULTURA CORPORATIVA. Envolver stakeholders no mesmo propósito faz a expansão ser segura e sólida. O uso do KP4Iinformed, involved, inspired e interessed faz todos andarem na mesma direção como um time coeso, com os mesmos valores e cientes do objetivo final.

E, finalmente, SEMPRE (8) COMUNICAÇÃO! Compartilhar sonhos, metas, objetivos, sucessos, informações e ser grato cria um ambiente saudável e produtivo. Use a comunicação para conhecer com profundidade e como engajar tirando o melhor de cada colaborador, e quem é e como atender os desejos, necessidades e reter o cliente.

Seguir esses passos não é garantia de sucesso, mas faz você estar sempre preparado para enfrentar adversidades e mitigar problemas que acontecem na evolução de qualquer projeto.