Cincopes

on 22 agosto 2023

PROSA - SEMANA DO SOLDADO

Estamos na Semana do Dia do Soldado, 25 de agosto, vivendo um dos piores momentos para as Forças Armadas em toda a sua história.

Em 7 anos, uma geração de conspiradores e traidores colocou por terra um trabalho de 30 anos. Após a ditadura, militares e políticos colocaram em curso um trabalho de recuperação da imagem, credibilidade e confiança da população na Instituição, além de focarem na sua profissionalização e preparo.

Conspiradores colocaram um maluco à frente de seu projeto pessoal, autoritário, fascista, antidemocrático e corrupto, jogando as FFAA no olho do furacão. O capitão não é o líder, é o não tão inocente útil por seu ego e canalhice, o “trouxa” que vai pagar a conta enquanto os verdadeiros culpados voltaram às sombras e estão quietos.

Além do judiciário, é responsabilidade das FFAA puni-los exemplarmente, independentemente de quantas estrelas vergonhosamente ostentam. São maus militares e a sua não punição é um mau exemplo de impunidade, leniência, insubordinação e cumplicidade à jovem oficialidade e à tropa.

Voltem ao Alto Comando do Exército de 2014-2018 e terão a lista dos conspiradores, com raras exceções. Essa turma foi passando à reserva e a partir de 2018, se transformou num Alto Comando paralelo influindo nas relações políticas internas, internacionais e, muitas vezes, com mais poder dentro da Força do que o ACE de direito.

Pelo bem das FFAA, preservem os inocentes e defendam os bons porque camaradagem não pode ser confundida com cumplicidade e nem lealdade com traição ao povo brasileiro.

x