Cincopes

on 22 agosto 2023

PLANEJAMENTO -OUSADIA DA TRAIÇÃO

Toda inovação nos obriga a abandonar alguns conceitos e preconceitos, abrir mão de algumas coisas para ganhar outras. É como trair a nossa essência, renegar verdades que carregamos há anos.

Como conviver com isso?

Não é uma questão simples e exige atitude firme diante da mudança de conceitos e da complexidade do desafio.

Sugiro alguns cuidados que ajudarão na reflexão, preparação e definição de ações para um processo mais seguro.

1.    OUSADIA, com letras maiúsculas, para sair da zona de conforto, pensar fora da caixa e aceitar o novo. Cerque-se de cuidados e assessoria profissional para não se tornar imprudência, irresponsabilidade ou inconsequência.

2.    Mente aberta para reavaliar seus conceitos diante da evolução social, ambiente político de médio e longo prazo e mudanças no cenário corporativo e econômico. Progredir é desenvolver ideias e novas perspectivas. Se não conseguir mudar, se adapte.

3.    Inovação deve sempre trazer benefícios e a certeza de melhoria é uma atenuante às perdas que você terá ao aceitar o novo.

4.    Compreenda que toda caminhada deve ser evolutiva ou ainda estaríamos na idade da pedra. Conceitos, cartilhas, manuais e dogmas não são eternos diante da evolução social, descobertas da ciência e avanços tecnológicos. A vida é evolução constante.

5.    Toda inovação traz embutida um crescimento pessoal. Aprender é da natureza do ser humano movido pela curiosidade, solução de problemas ou ampliação de suas habilidades. E é uma ótima forma de você entender o mundo e seu papel nele.

6.    Afine seu senso crítico e não se deixe levar por modismos ou soluções mágicas. Analise com critério e, se preciso, busque apoio para validar e implantar as iniciativas.

7.    Empresas e pessoas não são imutáveis, vivem em um mundo em constante mutação. Inovação é mudar sem perder sua essência, é atualizar sua identidade de acordo com os novos tempos.

8.    Inovação é enriquecer com a troca de experiências e culturas, ver o mesmo por outra perspectiva. Não há ambiente inovador que não contemple a diversidade cultural, etária, gênero e filosofias. Quanto mais diversidade, mais criatividade, mais inovação.

9.    Respeite o tempo de cada um. As pessoas precisam entender o valor e a necessidade da inovação e cada uma terá seu próprio tempo para entender, processar, se adaptar e incorporar a inovação.

10. Mudanças atuam sobre conceitos e preconceitos das pessoas e da própria cultura da empresa, o que exige cuidado, paciência, equilíbrio e bom senso. Eliminar ou substituir práticas antigas mexe com o humor e causa insegurança nas pessoas.

11. Reconheça o esforço das pessoas no processo, seja empático e incentive a participação para gerar um ambiente criativo e produtivo à equipe.

Inovação é fruto do aprender, desaprender e reaprender, um processo que não acontece de uma hora para outra.

Criar uma mentalidade que respeita esses cuidados, pode fazer com que o processo seja tranquilo e a inovação se transforme mais rapidamente em cultura e política da empresa.