Cincopes

on 19 setembro 2024

PUBLICIDADE - BIC, CASE DE PMF

A maioria dos produtos tem prazo de vida, necessitando atualizações, aprimoramentos e versões por obsolescência ou concorrência. Alguns poucos mantêm presença importante no mercado por conquistarem um nicho onde são práticos, funcionais e universais. O Product Market Fit perfeito.

O caso da caneta Bic é emblemático. Depois de 86 anos no mercado, sendo 63 no Brasil, mantém um marketshare importante no país (400 milhões de unidades vendidas/ano) e resiste, mesmo com a chegada de modelos mais modernos e sofisticados. A própria empresa lançou várias outras, mas o modelo tradicional continua campeã de vendas.

A Bic é encontrada em qualquer lugar do mundo com o mesmo tubo transparente, o mesmo design da tampa e sem manual de instruções. A única mudança aconteceu no design, um furo na tampa para permitir a passagem de ar em caso de uma pessoa, principalmente crianças, engolir a tampa. Um exemplo de resiliência e de como um produto pode sobreviver num mercado competitivo.

A caneta esferográfica futurística projetada em 1938, cruzou os séculos. Fabricada primeiramente na Argentina, em 1940, foi adotada pela NASA como solução para uso em ambientes gravidade zero e se mostrou extremamente eficiente, comum e popular, também aqui na Terra. Teve um importante papel na inclusão social nas escolas, já que a caneta tinteiro era extremamente cara e de uso exclusivo das classes abastadas.

Quem nunca teve uma? Quem nunca precisou de uma? Quem não foi socorrido por uma azul, preta, vermelha e até verde?

Antes do QR Code, era importante para escrever um número de telefone no encontro casual. É a salvação para aquele torpedo insinuante ou romântico que o garçom amigo entregará ao objeto do desejo. Preserva os poemas apaixonados que ébrios rabiscam em mesas ou guardanapos pelos bares da vida. Salvou estudantes com dicas e colas tatuadas na pele. Já ajudou a preservar ideias surgidas num simples bate papo. É indispensável em provas e concursos. Está nos balcões de bancos pra preencher envelopes que cobrirão seu saldo.

Às vezes, é responsável pela maldita mancha de tinta em sua camisa favorita ou é ferramenta criptográfica, como no caso do jovem que viajou para o Chile em plena era Pinochet e ficou de enviar notícias para os amigos. Avisado sobre o terror do regime e da censura chilena, combinou de escrever em azul o que era verdade e em verde o que era mentira. Na primeira carta, em tinta azul e caligrafia cuidadosa, elogiou a democracia, contou que Pinochet era adorado pelo povo, que não havia repressão, todos se expressavam com liberdade, censura era mito e não faltava nada. A única coisa que não encontrara foi uma Bic verde.

E pode inspirar a criatividade, como neste anúncio que fez a brasileira Jéssica Mantovani, conquistar o título de Student of the Year, de 2016, da revista alemã Lürzer's Archive.

O anúncio prova que o uso de uma Bic para que os Beatles autografassem um simples vinil, o transforma em peça cobiçada e valiosa.

Uma produção simples, uma foto e uma caneta Bic, e a mensagem impactante e objetiva discretamente colocada no lado inferior direito do campo de visão - Ter uma BIC faz toda a diferença, arrebatou o prêmio da revista alemã, uma das principais referências criativas do mundo.

O anúncio de Jéssica, na época aluna de Direção de Arte da Miami Ad School/ESPM, mostra como a união do simples com a criatividade é poderosa.

Se você descobrir seu PMF, invista nele.