A razão da existência de uma empresa é atender as necessidades humanas, seja do acionista, do cliente ou do seu funcionário.
Essa realidade exige que a empresa tenha sempre foco absoluto em pessoas. Se não ouvir um, não tem como atender o outro.
Philip Kotler define empresa
como um conjunto de pessoas unidas pelo mesmo propósito que
através de processos desenvolvem soluções (produtos/serviços) ao mercado.
Esse conjunto de pessoas é a
soma de individualidades de seus funcionários. Eles colocam suas habilidades
à disposição da empresa para que ela atenda o cliente. A maioria dos gestores
sabe tudo sobre o cliente e nada sobre o funcionário, elo direto
da empresa com o cliente.
Liberdade para criar, autonomia,
desafios profissionais, incentivo e reconhecimento, ambiente saudável,
benefícios compatíveis, metas plausíveis e um planejamento estratégico claro,
transparente e público fazem parte das ferramentas para ter um time
unido e vencedor.
A melhor forma de conquistar
a admiração e a cumplicidade da equipe é o respeito. Analise as
competências, coloque cada um no seu lugar e confie nas escolhas que fez para
compor seu time. Saiba respeitar as diferenças. Entenda seus problemas
pessoais. Atenda suas necessidades individuais. Incentive o trabalho em equipe.
Valorize as qualidades de cada um e ouça suas sugestões, afinal eles vivem o
dia a dia da empresa e conhecem as dores do cliente. E muito importante,
também, é que sua equipe tenha diversidade de gênero, seja heterogênea,
plural e democrática, similar ou um extrato do mercado em que você atua.
Essa equipe vai ouvir o
cliente, analisar o mercado e encaminhar uma solução após avaliar os
benefícios do produto em relação as necessidades do cliente.
Use 95% do tempo
analisando e entendendo os problemas do mercado e apenas 5% no
planejamento e desenvolvimento do produto/serviço. O tempo “perdido” na análise
é ganho na qualidade da solução.
Mas quais fatores são mais importantes
para que o consumidor escolha o seu produto e não o da concorrência? Marca,
preço, design, qualidade, embalagem, cor?
Design e branding têm relevância
estratégica no marketing.
Branding porque a marca hoje é um valor, tão ou mais
importante que o produto.
Design deixou de ser apenas uma forma e se tornou
um processo de análise do comportamento que permite o desenvolvimento de uma
solução com os atributos essenciais para satisfazer uma necessidade do mercado.
É sua estratégia de relacionamento, a forma de entrega, a atenção
dedicada, a agilidade do SLA, a eficiência do workflow. Tudo com
o toque humano.
Funcionário e cliente são na verdade grandes parceiros para o seu sucesso e merecem todo o seu respeito.
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