Cincopes

on 10 setembro 2024

PUBLICIDADE - RESPEITÁVEL PÚBLICO

A razão da existência de uma empresa é atender as necessidades humanas, seja do acionista, do cliente ou do seu funcionário.

Essa realidade exige que a empresa tenha sempre foco absoluto em pessoas. Se não ouvir um, não tem como atender o outro.

Philip Kotler define empresa como um conjunto de pessoas unidas pelo mesmo propósito que através de processos desenvolvem soluções (produtos/serviços) ao mercado.

Esse conjunto de pessoas é a soma de individualidades de seus funcionários. Eles colocam suas habilidades à disposição da empresa para que ela atenda o cliente. A maioria dos gestores sabe tudo sobre o cliente e nada sobre o funcionário, elo direto da empresa com o cliente.

Liberdade para criar, autonomia, desafios profissionais, incentivo e reconhecimento, ambiente saudável, benefícios compatíveis, metas plausíveis e um planejamento estratégico claro, transparente e público fazem parte das ferramentas para ter um time unido e vencedor.

A melhor forma de conquistar a admiração e a cumplicidade da equipe é o respeito. Analise as competências, coloque cada um no seu lugar e confie nas escolhas que fez para compor seu time. Saiba respeitar as diferenças. Entenda seus problemas pessoais. Atenda suas necessidades individuais. Incentive o trabalho em equipe. Valorize as qualidades de cada um e ouça suas sugestões, afinal eles vivem o dia a dia da empresa e conhecem as dores do cliente. E muito importante, também, é que sua equipe tenha diversidade de gênero, seja heterogênea, plural e democrática, similar ou um extrato do mercado em que você atua.

Essa equipe vai ouvir o cliente, analisar o mercado e encaminhar uma solução após avaliar os benefícios do produto em relação as necessidades do cliente.

Use 95% do tempo analisando e entendendo os problemas do mercado e apenas 5% no planejamento e desenvolvimento do produto/serviço. O tempo “perdido” na análise é ganho na qualidade da solução.

Mas quais fatores são mais importantes para que o consumidor escolha o seu produto e não o da concorrência? Marca, preço, design, qualidade, embalagem, cor?

Design e branding têm relevância estratégica no marketing.

Branding porque a marca hoje é um valor, tão ou mais importante que o produto.

Design deixou de ser apenas uma forma e se tornou um processo de análise do comportamento que permite o desenvolvimento de uma solução com os atributos essenciais para satisfazer uma necessidade do mercado. É sua estratégia de relacionamento, a forma de entrega, a atenção dedicada, a agilidade do SLA, a eficiência do workflow. Tudo com o toque humano.

Funcionário e cliente são na verdade grandes parceiros para o seu sucesso e merecem todo o seu respeito.