Cincopes

on 15 outubro 2024

PLANEJAMENTO -- CLIENTE OU PACIENTE

O advisor usa seu conhecimento para diagnosticar com precisão e apresentar uma solução compatível.

Uma consultoria nunca é “obedecer ordens”, mas fazer análises e apresentar propostas que nem sempre agradam ao cliente. O remédio pode ser amargo, mas o que importa é resolver a situação.

Se você quer prestar um bom serviço como advisor, necessariamente você deve optar entre incorporar a figura do garçom ou do médico.

O garçom ouve o cliente e traz exatamente o que ele deseja com presteza.

O médico, ouve o paciente, estuda o contexto, analisa os sintomas e aponta a melhor solução.

Essa diferença você marca com uma postura clara no primeiro encontro, deixando o cliente perceber que você quer entender, ouvir e sugerir, não apenas fazer o que ele quer.

Não há soluções prontas e cada empresa é fruto de suas idiossincrasias construídas e incorporadas em sua trajetória.

Algumas empresas são extensão do dono e, às vezes, esse é o problema. Descubra se ele pediu ajuda por realmente entender que precisa ou foi provocado. No segundo caso, espera que você diga o que ele quer ouvir, ter uma opinião externa para validar sua própria ideia.

Reconheça sua incapacidade de adivinhar o que os usuários querem e provoque sua humildade para que ele faça o mesmo.

Organize grupos com usuários que realmente possam avaliar o problema e, se não puder colocar em prática, chame o pessoal de suporte ao cliente. Eles sabem o que é recorrente e podem ajudar a definir prioridades. Uma vantagem de ouvir o suporte é que o cliente nunca sabe o que quer, sabe apenas do que precisa.

Escuta constante dos pontos de contato com o cliente e do serviço de atendimento ao cliente cria uma cultura de descobertas contínuas e o resultado pode surpreender seu cliente.

Descubra se o problema está no produto ou no negócio, porque nem sempre um bom produto salva um negócio, mas um bom negócio gera bons produtos.

Um bom projeto prevê transferência de know-how, equalização técnica, testes, relatórios, integração, brain storm, requisitos e sprints que não atrapalhem o fluxo de trabalho.

No decorrer do trabalho, CX e UX devem ser instados a resolver os problemas imediatamente. E quanto mais pessoas com contato direto com o cliente estiverem no processo de avaliação e validação, mais próximo do esperado pelo mercado será o resultado.

Todas as sugestões merecem atenção antes de serem implantadas ou descartadas, principalmente se vêm de um ponto de contato com o cliente.

Nem sempre os resultados serão brilhantes, porque a solução pode ter um choque de realidade quando colocada em prática. Não entenda como fracasso, porque vários projetos com os melhores profissionais, designers, programadores e recursos vacilaram ou falharam.

Para isso existe o planejamento com as variáveis e as opções para mitigar problemas que devem fazer parte do projeto.

Se você aprendeu com o erro, ele é uma lição. Se não, ele é um fracasso.

A consultoria não é uma tarefa fácil e, talvez, você precise iniciar como garçom e mudar no caminho. Se não há chance de mudança, pense bem antes de aceitar, porque se der errado, a culpa sempre será do advisor e você será condenado por um crime que não cometeu, foi apenas cúmplice.

É uma pequena mudança de mentalidade que pode ser importante na conquista do seu espaço no mercado de trabalho.