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on 08 outubro 2024

PLANEJAMENTO - E-COMMERCE, CENÁRIOS E OPORTUNIDADES

O aumento de share do e-commerce nas vendas do varejo tem muito a ver com o cenário econômico mais favorável e em razão das mudanças de hábito do consumidor.

A expectativa nos próximos anos é a retomada do crescimento sustentável depois do boom durante e a queda natural pós pandemia. Segundo pesquisa do *Boston Consulting Group (BCG), até 2027, 41% das vendas do varejo serão via e-commerce. Nas lojas físicas, o aumento deve chegar aos 4%, a metade dos 9% previstos para o digital.

Ainda há perfis de consumidores que preferem o físico, mas a conveniência, facilidade, segurança e o conforto são apelos que justificam a motivação da compra online.

No digital, confiança e ambiente seguro são fatores fundamentais, além da jornada agradável, experiências marcantes, facilidade para comparar preços e condições de pagamento, informações sobre o produto e a oportunidade de avaliar a reputação da marca. A conveniência é satisfeita com o acesso mobile.

O e-commerce é pra todo mundo?

O online veio para ficar e cada segmento deve definir o público-alvo, o canal e a forma pela qual as vendas serão realizadas. Ele democratiza o acesso ao mercado para empresas e negócios de qualquer tamanho e lugar. Uma boa estratégia transforma empresas locais em mundiais.

O omnichannel é o grande desafio das empresas, porque o digital é parte da jornada de compra também do cliente da loja física. De acordo com o Google, 96% pesquisam online antes de ir ao ponto de venda. É um consumidor mais exigente, que dá importância às avaliações, valoriza a jornada e, para o qual, a precificação deixou de ser determinante na decisão de compra.

Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mostram que, em 2023, o setor ultrapassou 10% das vendas totais do varejo e, em alguns segmentos, o percentual chegou aos 50%. O mobile commerce representou mais de 50% das vendas online.

A *pesquisa do BCG apontou quais pontos fazem o consumidor optar pelo e-commerce.

Dados importantes na jornada de compra

·      Frete grátis: 50.6%

·      Cupons e descontos: 39.3%

·      Devolução fácil: 33.2%

·      Checkout fácil e rápido: 30.6%

·      Avaliações de clientes: 30.5%

·      Entrega em 24 horas: 30.4%

·      Fidelidade e gamificação: 27.2

Diferenciais que motivam compras no mercado eletrônico

·      Conveniência pela economia de tempo e esforço.

·      Mix de produtos, eventualmente, maior do que em lojas físicas.

·      Comparar preços entre diferentes e-commerce.

·      Acessar avaliações e opiniões de outros consumidores.

·      Proposta de valor e fidelidade premiada com promoções e descontos exclusivos.

·      Relação de confiança com novos clientes reconhecendo os feedbacks positivos.

·      Suporte eficiente e personalizado no atendimento e na experiência do cliente.

·      Proteção de dados e segurança online.

·      Navegação otimizada, intuitiva e processo de compra simples e rápido.

·      Marketing digital com estratégias online eficazes.

Nas compras online, o processo de compra não se restringe ao digital, ele avança para o real com um processo logístico ágil e flexível, onde o cliente pode fazer a opção quanto a forma e prazo de entrega do produto.

O pós-venda de sucesso melhora processos, aprimora a jornada e oferece atenção e produtos personalizados, criando um ambiente positivo à recorrência, retenção e aumento do ticket médio do cliente.

A pesquisa do Google mostra que o processo de compra é feito de “micros momentos” valorizados de formas diferentes pelo consumidor, obrigando as marcas a terem capacidade de melhorar suas estratégias de satisfação e proatividade para aumentar o poder de escolha dos clientes.

Você já está no e-commerce? Você tem métricas simples e confiáveis para avaliar seu desempenho? Qual seu percentual de carrinho abandonado? Qual seu CAC? Você tem um pós-venda atuante?

Fique atento, porque mesmo online, acompanhar sua performance é importante.

 

*Pesquisa Fórmulas Vencedoras para o Crescimento do Comércio Eletrônico (Winning Formulas for E-Commerce Growth)”, realizada no 2T2023, com 410 empresas de varejo e 415 empresas de bens de consumo embalados (consumer packaged goods) como bebidas, comidas, produtos de higiene pessoal, entre outros, em todo o mundo.