Uma boa ideia pode se tornar um bom negócio se seguir a trilha do planejamento e gestão.
Defina mercado, produto e faça um
planejamento cuidadoso, tendo consciência de que nem sempre o maior
mercado é a melhor opção. Construa um plano de negócios viável e,
depois, é plantar, esperar crescer e colher.
Não há atalhos e sem resultados intermediários,
não há resultado final.
Seu primeiro ou principal produto deve ser pensado para o mercado de amanhã e depois.
E não pode ser tão nichado que não contemple
no mínimo duas gerações, porque as mais novas são mutantes, as anteriores evoluem
e as que chegam são uma incógnita. Esse é o desafio que você enfrentará, produzir
para duas ou mais gerações com necessidades e propósitos diferentes.
A geração prateada tende a aumentar rapidamente,
graças à tecnologia e a ciência na melhoria do bem-estar e longevidade. É um
extrato da população com estabilidade, certo poder aquisitivo, ainda produtiva,
que tende a ser mais fiel, mas não encontra carros, casas, moda, acessórios,
entretenimento desenhados para ela ou opções tecnológicas que facilitem sua
vida. O mercado tem poucos produtos para a geração 50+.
Todos os dias o empresário deve se fazer duas
perguntas.
Como está o meu negócio hoje? Com será
o meu negócio no futuro? Ele só terá o “seu” futuro se conseguir
imaginar e se preparar para ele, porque negócios são como andar, a cada passo
seu horizonte se transforma e surgem obstáculos e novidades.
E o que te trouxe até aqui foi cada passo de aprendizado,
mas eles não garantirão e nem te levarão ao futuro. Teus próximos passos estão
na inovação, porque assim como as pessoas, negócios são contínuos e evolutivos.
Inovar é preencher lacunas que existem
ou que surgirão. Não é apenas tecnologia, ferramentas ou softwares, é mudança
de comportamento, novas habilidades, criatividade inventiva e original, evolução
de competências, visão ampliada, escuta ativa e curiosidade permanente.
Esse processo deve estar em um ambiente
criativo e bem-humorado, onde o líder alinha habilidades e competências, incentiva
a participação e transforma energia em resultados.
Bons negócios precisam de líderes com
competência em gestão de negócios e, principalmente, de pessoas, hábeis
em guiar com otimismo e esperança.
Todo mundo tem ideias. Alguns têm boas
ideias. Poucos transformam boas ideias em um bom negócio.
Esta é A diferença, pergunte a qualquer investidor.
Emoticon Emoticon