O resultado sempre é fruto de energia e habilidade. A estratégia e a inteligência aplicada no processo definem a qualidade do resultado.
Muitas pessoas superestimam a
importância do sacrifício e do esforço na busca pelo sucesso, priorizando-os
sem avaliar seu impacto. Têm jornadas extenuantes e invertem
prioridades, esquecendo que isso é insustentável por longo prazo.
Despender energia demais significa fazer um esforço desnecessário para
ter o mesmo resultado daquele que sabe usar sua energia, a diferença entre
eficiente e eficaz.
No mercado de trabalho ou em sua vida pessoal com certeza você conhece
pessoas com habilidades idênticas que tem trajetória de vida diferente. Alguns
dirão que é inteligência, outros que é sorte e até meios pouco recomendáveis.
Mesmo que haja razão em algum deles, sem o uso de energia e habilidades
de forma inteligente, não há sucesso.
Medidas simples como se preparar para executar a tarefa, analisar o
contexto, ter uma estratégia para abordar o problema e saber contar com apoio é
usar a inteligência a seu favor.
Jornadas extenuantes reduzem a qualidade do seu trabalho. Quantas vezes
você se encontrou preso num labirinto tentando encontrar a solução para um
problema e, no dia seguinte, após um descanso e uma boa noite de sono a solução
surge como num passe de mágica.
Todo o trabalho inteligente é mais eficaz do que eficiente.
Viver a situação, ter autoconhecimento, se munir de informações, observar
a rotina, quantificar e qualificar erros e acertos é um mapa que leva a
produtividade.
Mesmo que tenham background semelhante, as pessoas se diferenciam por seu
nível de autoconhecimento, inteligência emocional e senso de estratégia.
Algumas dicas para você aproveitar melhor sua energia e habilidades.
Aprenda a absorver e superar os impactos emocionais e evite pensar
prioritariamente no resultado. Seu foco é a tarefa que vai levar ao resultado.
Execute com bom senso e estratégia e o resultado vira naturalmente.
Entenda que energia não é apenas esforço físico, mas também a mental.
Supere o entendimento de que administrar é poupar. Administrar é usar a
intensidade necessária, nem mais, nem menos, para executar uma tarefa, seja
levantar um objeto ou redigir um texto. Tenha uma estratégia aproveitando as
primeiras horas para as tarefas que exigem mais intensidade ou concentração,
principalmente as decisões. Use as horas finais para avaliar seu dia e projetar
o dia seguinte. Lembre-se que nem sempre as mais importantes são as mais
complexas.
Cuide-se! Dividir sua jornada entre trabalho, família, lazer e ócio
mantém sua capacidade de regeneração de energia em ótimo nível. Jornadas
extenuantes farão os últimos dias da semana desgastantes, improdutivos,
estressantes, aumentando o risco de erros.
O erro é normal, o fracasso é doloroso. Se você não escolher com
sabedoria os gurus e modelos que seguirá, será alto o risco de frustração,
baixa autoestima, perda de tempo e saúde.
O esforço inteligente aplicado não
deixa de ser esforço, a diferença, é que você vai produzir muito, com mais
chances de sucesso, e melhor, sem precisar colocar sua saúde em risco.
Use o Princípio de Pareto também em sua vida porque o sucesso precisa ser sustentável!
Emoticon Emoticon